INPE Abre Incrições para Curso Sobre o GEONETCast


Olá leitor!

Segue uma notícia postada dia (12/02) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que foram abertas as inscrições para curso sobre o GEONETCast.

Duda Falcão

Inscrições Abertas para o Curso Sobre o
Sistema de Disseminação de Dados GEONETCast

12/02/2010

De 3 a 7 de maio será realizado o curso a distância “Sistema GEONETCast de Disseminação de Dados Ambientais e Produtos de Satélites”, promovido pela Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DSA) do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE).

O GEONETCast é um sistema de baixo custo de difusão de informações ambientais que permite a distribuição de dados de satélites, produtos e serviços do programa GEOSS (Global Earth Observation Systems of System) a usuários que disponham de uma infraestrutura mínima em qualquer ponto do planeta.

O curso consiste numa série de 10 aulas interativas e em tempo real, com duração de 60 a 90 minutos, que serão ministradas utilizando a ferramenta VISITview e o sistema Moodle. Gratuito, o curso oferece 50 vagas, selecionadas pelo comitê organizador. As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de março.

O conteúdo dos módulos, o corpo docente, o calendário do curso e o formulário para inscrições estão disponíveis na página: http://webaula.cptec.inpe.br/visitview/curso_GEONETCast2010/index.shtml

Difusão

GEOSS, sigla em inglês para Sistema de Sistemas de Observação Global da Terra, é uma das mais importantes iniciativas do Grupo de Observação da Terra (GEO), organização intergovernamental que congrega cerca de 80 países, a Comissão Européia e 56 órgãos internacionais, e da qual faz parte o INPE.

O objetivo do GEOSS é compartilhar informações dos diversos sistemas de monitoramento de tendências globais, para acompanhamento de níveis de carbono, mudanças climáticas, perda de biodiversidade, desmatamento, recursos hídricos, temperaturas do oceano e outros indicadores críticos para a saúde do planeta e bem-estar da humanidade.

O GEONETCast é uma das ferramentas do GEOSS para a difusão de dados.

Mais informações:

www.earthobservations.org
http://www.earthobservations.org/geonetcast.shtml


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022