INPE Sedia Reunião do CEOS


Olá leitor!

Segue uma notícia postada hoje (22/02) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o instituto irá sediar os dias 23 e 24 de fevereiro a reunião do "Grupo de Estudo da Constelação de Satélites para Imageamento da Superfície Terrestre do CEOS" - Comitê de Satélites de Observação da Terra.

Duda Falcão

INPE Sedia Reunião do CEOS

22/02/2010

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) sedia nos dias 23 e 24 de fevereiro a reunião do Grupo de Estudo da Constelação de Satélites para Imageamento da Superfície Terrestre do CEOS - Comitê de Satélites de Observação da Terra. O principal objetivo da reunião é avaliar o progresso do Plano de Trabalho de 2009 e o desenvolver o Plano de Trabalho para 2010.

O Brasil, representado pelo INPE, assumiu a presidência do CEOS durante a Plenária do Comitê realizada de 3 a 5 de novembro de 2009, em Phuket na Tailândia. O mandato termina em outubro de 2010, quando será realizada nova Plenária no Rio de Janeiro.

Estabelecido em 1984, o CEOS é responsável pela coordenação global de programas espaciais civis e pelo intercâmbio de dados de satélites de observação da Terra em benefício da sociedade.

O intercâmbio de dados de satélites proporcionado pelo CEOS une esforços e permite a obtenção de mais informações para o estudo do desmatamento, previsão de desastres naturais, conservação da biodiversidade, entre outras aplicações importantes no atual cenário de mudanças climáticas. Quanto mais dados e satélites disponíveis, melhor o gerenciamento dos recursos naturais de nosso planeta.

A missão principal da Constelação de Imageamento da Superfície Terrestre é promover, de forma abrangente e eficiente, a coleção, distribuição e aplicação de imagens satelitais da superfície terrestre. Esta missão inclui tanto a construção e lançamento de sistemas de satélites quanto o desenvolvimento e operação de sistemas de solo e eficiência de disseminação destes aos usuários finais.



Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários