CLBI Prepara-se para Novo Lançamento


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (24/02) no site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) destacando que o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) planeja lançar mais um foguete FTB no dia 25 desse mês.

Duda Falcão

Barreira Retoma Atividades de Lançamentos de Foguetes

24/02/2010

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno - CLBI, Unidade do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, planeja lançar o Foguete de Treinamento Básico (FTB), no dia 25 de fevereiro, às 15 horas.

A campanha que está sendo realizada no CLBI de 22 a 26 de fevereiro de 2010, chamada de Operação Barreira I- FTB, sob a direção do tenente coronel aviador Luiz Guilherme de Silveira de Medeiros e do capitão aviador Clóvis Martins de Souza, permitirá exercitar toda a estrutura de coordenação, além de validar os procedimentos e de garantir o treinamento das equipes nas áreas de logística, telecomunicações, preparação, integração, montagem, lançamento, rastreio, segurança de vôo, segurança de superfície, coleta e tratamento de dados.

O objetivo de se realizar esta operação é lançar e rastrear Foguete de Treinamento Básico, com telemetria, sem carga útil tecnológica, tendo como finalidade o treinamento operacional do Centro de Lançamento, que proporcionará aos Pesquisadores e Engenheiros que participam do Programa Espacial Brasileiro manter a condição ideal do Centro sempre pronto para o cumprimento da sua missão, seja para os lançamentos de interesse da Agência Espacial e do Comando da Aeronáutica.

O CLBI participou, em 2009, de quatro lançamentos deste tipo, dois em São Luiz do Maranhão e dois em Natal, Rio Grande do Norte, e todos alcançaram o resultado esperado: o de garantir a qualificação técnica dos recursos humanos e a manutenção dos meios operacionais necessários às atividades do Programa Nacional de Atividades Espaciais - PNAE.

Além da preocupação de manter a excelência técnica do efetivo do Centro, a Campanha mantém a operacionalidade dos equipamentos para futuros lançamentos de foguetes de maior porte.

Outro benefício de igual importância é o desenvolvimento da Indústria Nacional. A AVIBRAS, localizada em São Paulo, desenvolveu e instrumentou estes foguetes para treinamentos dos Centros Nacionais.


Fonte: Site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)

Comentário: Primeira operação de lançamento do ano de 2010, essa operação de treinamento é importante para qualificar os técnicos que serão utilizados nos dois lançamentos de médio porte previstos para esse ano, o do Programa de Microgravidade (VSB-30) e o da plataforma SARA suborbital (VS-40), além dos lançamentos de grande porte previstos para os próximos anos (VLS-1 e Cyclone-4).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial