Público Participa Ativamente do Estande da AEB na IAU


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (04/08) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), destacando a participação ativa do público no estande da agência no evento da IAU, que esta ocorrendo no Rio de Janeiro.

Duda Falcão

Notícias

Visitação Intensa no Estande da AEB na IAU

Coordenação de Comunicação Social - AEB
04/08/2009


O estande da Agência Espacial Brasileira (AEB) tem sido um dos mais visitados no evento Astronomia na Cinelândia: a estrela é o público. Nele, pessoas de todas as idades se divertem e aprendem com as atrações os jogos e CDs educativos do Programa AEB Escola, os vídeos sobre Astronomia, o Jaci - robô que simula uma sonda no espaço - e a réplica da roupa usada pelo astronauta Marcos Pontes no espaço. A roupa permite que pessoas posicionem o rosto onde ficaria o rosto de Pontes e simulem ser astronautas.

Leliene Anjos, 11 anos, fez as atividades do CD “Satélites e seus subsistemas”, movimentou o Jaci e tirou fotos com a roupa de Marcos Pontes. “Tudo é muito divertido. Quero ser pesquisadora quando crescer. Aprender é muito importante”, disse. Já os irmãos Tainah e Khayã dos Santos, 11 e 13 anos respectivamente, jogaram o Missões Espaciais enquanto os pais passeavam pelo “Astronomia na Cinelândia”. “Foi o que mais gostamos em todo o evento”, comentou Tainah.

As atrações também chamaram a atenção de José Guimarães, 53 anos, e Rubens Rocha, 27 anos. Eles assistiram o vídeo sobre os 400 anos da Astronomia e aproveitaram para tirar fotos na roupa do astronauta


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Fico satisfeito quando leio uma notícia como essa, pois são as Lelienes, as Tainahs, as Khayãs e tantas outras crianças desse país que no futuro serão responsáveis por levar adiante a pesquisa científica e tecnológica e as atividades espaciais brasileiras. Elas são a nossa divisão de base e estimula-las em eventos como esse e através de aulas de ciências e laboratórios nas escolas, é extremamente necessário para a construção de nossa sociedade do futuro. Portanto, parabenizo a AEB pela iniciativa de sempre estar presente nesses eventos divulgado o PEB e também pelo “Programa AEB Escola”, iniciativa essa merecedora de elogios. Viva a educação planejada, viva o estimulo das ciências nas escolas, viva as crianças do Brasil, viva ao Brasil, viva ao Programa Espacial Brasileiro.

Comentários

  1. Divulgação e Educação é a alma do negócio. Vc já citou aqui a TV da AEB, eu citaria algo também. Existe um vídeo oficial da missão centenário ? Soube que isto foi lançado pela AEB, mas ficou apenas para uso interno. Por que o público não tem acesso a isto ? Outra pergunta. Onde está a Capsula da Soyus que o Marcos Pontes viajou pelo espaço e teria sido enviado de presente do Governo da Russia ao Brasil ?

    Ricardo

    ResponderExcluir
  2. Olá Ricardo!

    Olha, quanto a Cápsula da Soyuz e a roupa que o astronauta Marcos Postes usou, além de uma cópia do Sputinik foram doados pelo Governo Russo e eu acho que todos estão no “MAB - Memorial Aeroespacial Brasileiro” que fica em São José dos Campos-SP. Quanto ao vídeo eu não sei lhe responder, mais lhe oriento a visitar o site da AEB e solicitar informações através dele. Outra coisa que você pode solicitar (é de graça) é o recebimento pelo correio da Revista Espaço Brasileiro editada pela AEB, ta ok?

    Abs

    Duda Falcão

    ResponderExcluir
  3. A revista, eu prefiro abaixar os PDFs. Quanto a Capsula, havia interesse da prefeitura de Bauru em adquirir a mesma e não sei o que virou. Se a capsula foi para o MAB, deveriam ter ao menos divulgado.

    ResponderExcluir
  4. Olá Ricardo!

    Olha, no site da AEB esta faltando um dos aquivos PDF (revista numero 4) de uma das revistas. Provavelmente por falta de atenção do programador que colocou a revista de número 5 como sendo a de número 4. Realmente vc esta certo, houve o interesse da prefeitura de Bauru, mas até onde eu sei a cápsula e os outros iténs foram para o MAB, que em minha modesta opinião é onde deveriam ficar mesmo.

    Forte abraço

    Duda Falcão

    ResponderExcluir

Postar um comentário