O CLA Fará Ainda Três Operações Esse Ano


Olá leitor!

O blog "Brazilian Space" foi criado por mim com o intuito de sempre buscar a informação sobre o PEB, desde que a mesma seja verdadeira, onde quer que ela exista. Esse é e continuará sempre sendo o objetivo do blog, pois como amante do tema acredito que os leitores estão tão interessados como eu de acompanhar de perto as atividades espaciais do país.

Sendo assim, navegando pela net descobrir no site do jornal “Tribuna do Maranhão” de ontem, na notícia que fala sobre o sucesso do lançamento do foguete FTB (já abordado aqui no blog na nota anterior) que além desta operação (Operação FogTrein I), o CLA se prepara para realizar outras operações de lançamento ainda este ano, como o lançamento de um Foguete de Treinamento Intermediário - FTI de 5,44 m de comprimento e apogeu de 60 km, bem como um outro foguete Orion (provavelmente a Operação Maracati II) e um foguete VSB-30 que já foi citado aqui no blog por mim. Ou seja, serão realizadas mais três operações de lançamento até o final do ano, o que é um recorde na história do PEB.

Pra ser sincero, não tenho nenhuma informação sobre esse foguete FTI, mas acredito que o mesmo seja também um produto da Avibrás (como o FTB) e que estará fazendo seu vôo de qualificação no CLA.

Tenho dúvidas quanto a necessidade e a viabilidade econômica de se produzir tantos modelos de foguetes de treinamento para atenderem o PEB e o mercado, mas vamos aguardar os acontecimentos, pois não é prudente dizer: “Jamais beberemos dessa água”. Afinal, o futuro segundo os entendidos, a Deus pertence.

Duda Falcão


Fonte: Site do Jornal Tribuna do Maranhão - 10/08/2009

Comentários

  1. nice article!

    Your IT Zone - Information Technology News, Tutorials, Tips and Tricks
    Your Tech Spot - Computer News, Reviews and Guides
    Your Tech Guide - Technology News, Reviews and Guides

    thanks!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial