Guarujá Lança Programa em Ciência e Tecnologia


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia 24/08 no site boqnews.com sobre o lançamento do programa municipal PROCIENTEC (Programa de Ciências e Tecnologia) da cidade do Guarujá-SP, que é direcionado a estudantes 5º ao 9º ano da rede municipal de ensino do município.

Duda Falcão

Guarujá

Cidade Terá Programa de Ciência e Tecnologia

O lançamento do programa municipal, que será direcionado a estudantes do 5º ao 9º ano, contou com a presença do astronauta Marcos Pontes

Da Redação,
com informações da Assecom
24/08/2009


O astronauta Marcos Pontes esteve em Guarujá na manhã de sexta-feira (21) participando do lançamento do Programa de Ciências e Tecnologia (Procientec) de Guarujá. A iniciativa será direcionada a estudantes 5º ao 9º ano da rede municipal de ensino, beneficiando 11 mil alunos.

Na oportunidade, o astronauta ministrou palestra para um público formado em sua maioria por estudantes no Teatro Procópio Ferreira, para estimular os jovens a alcançar seus objetivos. Marcos Pontes, que é visto como exemplo na área cientifica, abordou temas como: Educação, Trabalho e Persistência. “Sonhe, trabalhe e acredite. E não deixe que ninguém faça vocês desistirem dos seus objetivos seja em qualquer carreira que vocês escolherem seguir”. Ele ainda aconselhou: “estudem muito, seja ciências tecnológicas, exatas, biológicas ou humanas, porque todas as áreas estão interligadas”.

Procientec

O Procintec contará com um Planetário Itinerante, disponibilizado pela Secretaria de Educação (Seduc), a fim de despertar nos alunos o interesse em temas ligados à Astronomia e Ciências. Os estudantes também serão contemplados com visitas ao Heureka Exploration, o mais moderno parque interativo e temático de ciências e tecnologia do Brasil.

A prefeita Antonieta ressaltou que “se queremos transformar pela educação, teremos que dá ferramentas para isso. É o que estaremos fazendo com a implantação do projeto”. Antonieta ressaltou ainda que no próximo ano Guarujá realizará a I Olimpíada Municipal de Robótica e ainda este semestre haverá a implantação do planetário móvel para todas as escolas da rede municipal, trabalhando com crianças da 6ª série. “Esse público será o foco do programa que tem como objetivo estimular as crianças através da ciência e do conhecimento”, completou Maria Antonieta.

Lego nas Comunidades

Ainda durante o evento, o diretor de operações da Fundação FIRST, Arnaldo Ortis Clemente, anunciou um investimento de R$ 150 mil que serão investidos em material pedagógico e capacitação profissional. A iniciativa será implantada em cinco núcleos de comunidades que vivem em situação de vulnerabilidade através de entidades sociais.

Para a secretária de Educação, Priscilla Bonini, a explosão tecnológica na qual a humanidade vive não pode privar ninguém desse tipo de conhecimento. “Vivemos em um período totalmente moderno. Por isso, não vamos medir esforços para possibilitar aos jovens o acesso à tecnologia. Estaremos, através dos projetos, desenvolvendo e incentivando os estudantes a pôr em pratica suas idéias e imaginação”.


Fonte: Site boqnews.com

Comentário: Fico muito satisfeito de visualizar que pelo menos nessa área educacional direcionada em estimular o interesse de nossas crianças (nossa divisão de base) em ciência e tecnologia esta em franco desenvolvimento no país. Graças em parte do esforço do astronauta Marcos Pontes que demonstra com isso a visão que falta às chamadas “otoridades” que deveriam comandar e administrar o Programa Espacial e não o fazem com deveriam. Parabéns a prefeitura do Guarujá pela iniciativa e ao astronauta Marcos Pontes pela sua luta constante em prol da educação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial