CLA Prepara-se para Lançar Foguetes de Treinamento


Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem 05/08 no site da Agencia Espacial Brasileira (AEB) sobre a "Operação FogTrein I" que esta sendo preparada para lançar dois foguete de treinamento dias 10 e 11/08 do Centro de Lançamento de Alcântara.(CLA).

Duda Falcão

CLA Lança Foguetes para Treinamento

Coordenação de Comunicação Social - AEB
05-08-2009

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, lançará nos dias 10 e 11 de agosto dois foguetes de treinamento básico. O objetivo da operação, denominada de FogTrein I, é treinar as equipes do CLA e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), além da qualificação e certificação dos foguetes e testes de equipamentos. Mas antes desses lançamentos, o CLA fará no dia 7 uma simulação completa como parte de toda a operação.

Os foguetes que serão lançados devem alcançar mais de 30 km de altura e cair em alto-mar a mais de 16 quilômetros da costa. Fabricado pela empresa brasileira Avibras, os foguetes - com tecnologia quase 100% nacional - têm pouco mais de três metros de comprimento, pesa cerca de 68 kg, e levará 5 kg de carga útil para experimentos tecnológicos.

Conforme o presidente da Agência Especial Brasileira (AEB), Carlos Ganem, esses lançamentos são o resultado do desenvolvimento do setor aeroespacial brasileiro e a oportunidade de capacitar os recursos humanos e alcançar a independência tecnológica do país, com aplicações e benefícios no cotidiano da sociedade.

Ganem explica que o negócio espacial no mundo é rentável e promissor para as nações que desenvolvem programas espaciais. “Este mercado mundial movimentou em 2008 cerca de US$ 170 bilhões. O Brasil tem a ambição de conquistar uma pequena fatia deste segmento. Ficar fora desse negócio é desperdiçar uma oportunidade única, comenta o presidente da AEB.

Programa Espacial Brasileiro

O investimento em atividades espaciais no Brasil trouxe benefícios dos mais diversos: pesquisas de novos medicamentos, materiais e equipamentos eletrônicos, cartografia com a utilização de satélite, imagens em tempo real da localização de queimadas e desmatamento, e informações meteorológicas. Os foguetes são um pilar do programa espacial brasileiro, desde sua criação em 1961. O primeiro deles, um Nike-Apache, decolou em 1965, do Rio Grande do Norte. De lá para cá, centenas de foguetes foram lançados, tanto no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal, quanto do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

O CLA surgiu na década de 80, no Maranhão, com o objetivo de dotar o País de um local para envio de engenhos espaciais . Sua instalação trouxe, dessa forma, a possibilidade de o Brasil lançar, a partir do próprio território, foguetes de sondagem e veículos lançadores de satélites.

A partir da criação da Agência Espacial Brasileira (AEB) em 1994, a comunidade científica foi estimulada a participar no desenvolvimento de pesquisas. Neste sentido, a AEB criou os Programas Microgravidade e Uniespaço, destinados a fomentar projetos de pesquisas de interesse, tanto de universidades, como do setor espacial.

Em todo o mundo, menos de uma dezena de países lançam foguetes, e pouco mais de 20 nações desenvolvem satélites. O que elas têm de vantagem, e o Brasil se inclui nesta lista, é poder usar essa tecnologia para atender de maneira autônoma as suas prioridades nacionais


Fonte: Site da Agencia Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Esta se aproximando mais um lançamento de foguetes de treinamento em Alcântara, já abordado aqui dias atrás (veja a nota CLA Prepara-se para Novos Lançamentos em Agosto), dessa vez com foguetes fabricados no Brasil. Sinceramente não entendo a necessidade de tantos lançamentos de treinamento (excluindo essa operação, já que parece que são vôos de qualificação desses foguetes da Avibrás), pois é provável que ainda esse ano seja lançado mais um vôo de treinamento do foguete americano Improved Orion (Operação Maracati II). Deveríamos sim estar usando foguetes VS-30 e VSB-30 com mais freqüência dentro do “Programa Microgravidade”. É verdade que já está programado um vôo do VSB-30 com experimentos do “Programa Microgravidade” ainda esse ano (setembro ou outubro) do CLA, mais em minha opinião é muito pouco. O último lançamento do CLBI foi em dezembro de 2007 (Operação Angicos) com um foguete VS-30 numa missão conjunta com os argentinos. Já o ultimo vôo do VSB-30 no Brasil foi em junho de 2007 (Operação Cumã II) que foi lançada do CLA. Precisamos de uma maior freqüência de vôos não só para beneficiar a comunidade científica brasileira através do “Programa Microgravidade”, mas também para estimular a industrialização desses foguetes junto às indústrias brasileiras. É verdade que se abriu um mercado novo com a certificação do foguete VSB-30 por parte da Agência Espacial Sueca e pelo reconhecimento da ESA e da DLR alemã para com esse foguete, porém para atrair o interesse da indústria nacional na sua industrialização, vamos necessitar mais do que esses fatos isolados. Lembrando ao leitor que, dois foguetes VSB-30 serão lançados da Suécia agora em novembro, como parte do programa de microgravidade europeu.

Comentários