Secis/MCT Criam Centro Tecnológico em Alcântara-MA


Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (04/08) no site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) informando a criação do "Centro de Acesso a Tecnologias para Inclusão Social de Alcântara (MA)".

Duda Falcão

Alcântara Terá Centro de Acesso a Tecnologias

04/08/2009 - 08:15

A Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) liberou R$ 150 mil para a criação do Centro de Acesso a Tecnologias para Inclusão Social de Alcântara (MA). O objetivo é promover a inclusão social e digital capacitando professores, estudantes e a população local.

Vinculado ao campus de Alcântara do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma), o Centro beneficiará os mais de 21 mil habitantes do município disponibilizando o acesso a serviços de inovação tecnológica como capacitação profissional, laboratório de informática, sala polivalente e biblioteca multimídia.

De acordo com o secretário da Secis, Joe Valle, a educação com qualificação adequada, viabiliza a inserção da população local no mercado de trabalho, amenizando os problemas de desigualdade social. “A promoção do desenvolvimento social depende de todas as esferas do governo, sejam elas federais, estaduais ou municipais, um conjunto de órgãos envolvidos para que o resultado seja visto em médio prazo”, ressalta ele.

Paralelo a construção do Centro, com início previsto para outubro próximo, serão promovidos três cursos de capacitação - lógica de programação, web design e editor de imagens -, para a população local, e em seguida para 500 estudantes.

O reitor pro tempore do Ifma, José Ferreira Costa, lembra que a cidade apresenta duas vertentes, uma histórica, onde viveram quilombolas, e outra moderna, onde se localiza o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). O Centro, segundo Costa, vem para intensificar a parte moderna. “O prédio já temos, vamos fazer a restauração e colocar equipamentos necessários para o funcionamento do local, queremos inaugurar até o primeiro semestre de 2010”, conclui o reitor.

Com informações da Secis.


Fonte: Site do Ministério da Ciência de Tecnologia (MCT)

Comentário: Boa noticia para o povo de Alcântara e por tabela para o Programa Espacial Brasileiro. Certamente isso ajudará a amenizar os problemas com as comunidades quilombolas e no futuro preparar as mesmas para participarem do mercado de trabalho que será criado com o crescimento e desenvolvimento do PEB. Parabéns a Secis e o MCT pela iniciativa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial