quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Operação COBRUF Beta é Realizada com Exito, Porém o Foguete-Padrão Falhou

Olá leitor!

Enquanto eu me encontrava em minha temporada em Jequié (BA) realizando com êxito um desafio exaustivo de Bike, no período de 12 à 15/12, foi realizada no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim (RN), a campanha de lançamento do Foguete-Padrão (FP) da “Operação COBRUF Beta”, primeira edição da Competição Brasileira Universitária de Foguetes (COBRUF).

Infelizmente como divulgado pela nota oficial da organização do evento em sua página no FACEBOOK (veja abaixo) após o acionamento da ignição do FP, uma falha na propulsão impossibilitou o voo do mesmo, mas gerou uma grande quantidade de dados que serão usados para refinamento e aprimoramento do projeto.

Diante do ocorrido (mais um frustrante no ano de 2015 para as atividades espaciais brasileiras - falha do AESP-14, explosão do VS-40M do SARA e agora esta falha do FP da COBRUF) não há como negar de que as coisas então de mal a pior no PEB.

É claro que apesar da falha deste foguete universitário ter ocorrido, toda a iniciativa dos grupos universitários envolvidos com este evento no CLBI não foi de todo um fracasso, como o leitor mesmo pode notar pela nota abaixo, afinal, fora a falha do foguete, todos os procedimentos operacionais de preparação que envolve uma campanha de lançamento de foguete foram concluídos com êxito pelos nossos jovens estudantes e referenciado pelos profissionais do CLBI.

Leitor, vale dizer também que a COBRUF irá coordenar o desenvolvimento de uma nova e aprimorada versão do veículo visando um novo lançamento em 2016 e que outras informações, bem como três entrevistas realizadas deverão ser em breve disponibilizados pela organização. A primeira delas com Cel. Av. Maurício Lima de Alcântara (Diretor do CLBI) e o estudante da UFABC Emersson Nascimento (Presidente da COBRUF), a segunda com o Prof. Dr. João Batista Garcia Canalle (Coordenador Nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA), o Sr. Roberto de Paula (Presidente da Bandeirantes Foguetes), o Diretor Administrativo da COBRUF e a Diretora de Recursos Humanos da COBRUF, e a terceira e ultima entrevista com os grupos colaborados do evento. Além disto também em breve deverá ser disponibilizado o vídeo do evento deste ano. Fique atento.

O Blog BRAZILIAN SPACE gostaria de parabenizar a todos os grupos universitários que deram sua contribuição para a realização desta primeira edição da COBRUF e dizer a todos vocês que não esmoreçam, só erra quem tenta realizar algo, quem tem iniciativa e determinação de meter a mão na massa, são realizadores como vocês que construíram (bem ou mal, depende do ponto do vista) a sociedade humana como conhecemos hoje, diferentemente de vermes sanguessugas ou coniventes como tantos que temos em nosso país, pessoas que só sabem fazer propaganda enganosa, se beneficiarem do poder e saquear a nação. Continuem sempre olhando pro futuro jovens realizadores, afinal como diz o ditado: “Roma não foi construída em um dia”.


'Well done' jovem Emersson

Duda Falcão

Primeira Operação Profissional de Lançamento de Um Foguete Universitário Brasileiro de Alta Potência em um Centro de Lançamento


No aniversário de 50 anos do primeiro lançamento do Programa Espacial Brasileiro o grupo de estudantes operadores do Foguete-Padrão da Cobruf tornou-se o primeiro grupo de brasileiros na história a realizar uma operação de um foguete educacional de alta potência em um Centro de Lançamento. A operação foi realizada cumprindo os mais altos níveis internacionais de segurança e excelência técnica e seguindo os mesmos protocolos profissionais de lançamento adotados em grandes missões de institutos e empresas, conforme acordado pela Cobruf e o CLBI. Mesmo sob a pressão de tanta responsabilidade, a execução da cronologia pelos estudantes foi impecável e com grande precisão. Como resultado, a ignição do Foguete-Padrão da Cobruf foi acionada na mesma hora, minuto e segundo do acionamento da ignição do primeiro foguete lançado do CLBI 50 anos atrás (15:35:00 horário local). Após o acionamento de ignição, uma falha na propulsão impossibilitou o voo e gerou uma grande quantidade de dados que serão usados para refinamento e aprimoramento do projeto. Apesar de indesejada, esta falha se comportou de forma controlada conforme havia sido prevista e calculada antes do lançamento, sem causar quaisquer riscos aos operadores, o que comprova a excelência e preparação da Cobruf e dos grupos envolvidos para a execução deste tipo de atividade. Com a realização desta histórica e pioneira operação coordenada pela Cobruf e tutorada de forma excelente pelos melhores profissionais do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, o Brasil entrou no seleto grupo de países com universitários com experiência de operação profissional em um Centro de Lançamento, sendo que esta experiência poderá colaborar ativamente na qualidade do ensino aeroespacial brasileiro. Um relatório e um vídeo da operação serão gerados e divulgados posteriormente. :: Nos sigam. Nos ultrapassem. Pelo direito de voar mais alto.

Fotos do Evento:

Fotos: Da Organização e dos diversos grupos participantes
Alguns dos participantes partindo para o CLBI - 11/12/2015
Abertura do evento - 12/12
Apresentação da equipe ITA Rocket Design - 13/12
Palestra do Cel. Alcântara, diretor do CLBI - 14/12
Apresentação da equipe UFABC Rocket Design - 14/12
Apresentação do Projeto Curumin de ensino médio,
projeto este ligado a equipe UFABC Rocket Design - 14/12
Integração do Sistema de Recuperação (paraquedas)
do Foguete-Padrão (FP) - 14/12
Equipes trabalhando na montagem e integração do foguete - 14/12
Foto tirada após o almoço com o Coronel Alcantara (Diretor do CLBI),
acompanhado do Major Janhsen, do Coronel Lester, Coronel Braga e
do Tenente Coronel Lima e dos estudantes Emersson Nascimento
(presidente da COBRUF) e Igor de Almeida, ambos da UFABC – 14/12.
Encerramento do evento - 15/12
Premiação dada aos vencedores da competição.
Placa recebida pela organização do evento dada pelo CLBI
em reconhecimento por esta grande iniciativa da
Comunidade Acadêmica do país.
Estudantes Pedro Loos do Hybrid Propulsion Team da UnB
e Ana Paula Rodrigues Monteiro da UFBAC.
Os estudantes Calvin Trubiene, Hybrid Propulsion Team da UnB,
Emersson Nascimento da UFABC  (Presidente da COBRUF),
Ana Paula Rodrigues Monteiro da UFABC e Igor de Almeida da UFABC
segurando em mãos o Foguete-Padrão (FP) da COBRUF.
O Sr. Roberto de Paula (Bandeirantes Foguetes), os estudantes
Pedro Loos, Emersson Nascimento, Ana Paula Rodrigues Monteiro,
Daniel Santos Moreira e Prof. Dr. Joao Batista Garcia Canalle (OBA).
Emersson Nascimento, Luana De Sousa Amaral, Pedro Loos,
Ana Paula Rodrigues Monteiro e Igor de Almeida acompanhados de
um militar do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI).
Todos os participantes do evento - 15/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário