Treinamento do SAR Realizado no Litoral de São Paulo

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (03/04) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), destacando que treinamento da Equipe de Salvamento e Resgate (CS-SAR) do IAE foi realizado no litoral de São Paulo.

Duda Falcão

Treinamento do SAR Realizado
no Litoral de São Paulo

Campo Montenegro, 03/04/2013

No período de 18 a 28 de março de 2013 a equipe de Salvamento e Resgate (CS-SAR) do IAE realizou, no litoral de São Paulo, manobra de recuperação de readaptação de procedimentos operacionais de recuperação de cargas úteis.

Subordinada à Coordenadoria de Segurança (DIR-CS) do IAE, a Equipe de Salvamento e Resgate em Operações Aeroespaciais SAR - do inglês Search and Rescue – é um grupo destinado ao resgate de cargas úteis durante operações de lançamento, além do atendimento a emergências, acidentes aeronáuticos e alerta em plataforma de lançamento de foguetes.

A missão realizada em março teve por objetivo a definição de ações de resgate a serem dinamizadas nas próximas campanhas de lançamento.

No período foram desenvolvidos exercícios de mergulho autônomo, abordagem com embarcações, busca e reflutuação de cargas úteis. Veja as fotos.



Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Bom leitor, a única operação de lançamento confirmada para esse ano que envolverá resgate será a operação de lançamento do SARA Suborbital I. Existe uma operação prevista que é a do avião hipersônico 14X, mas foi anunciado anteriormente que não haveria resgate, além da mesma ainda não ter sido confirmada pelo IEAv. Também existe a operação simulada do VLS-1 (Operação Santa Bárbara) que creio possa também simular uma operação de resgate, mas enfim, é isso ai.

Comentários

  1. O lançamento do SARA deve estar para breve. Se as licitações estavam em ordem, o modulo estava concluído, e agora essa equipe está treinando para recuperar a carga útil, pode ser que assistamos em breve o lançamento do VS-40 com o SARA na ponta. Só não percebi o porque de estarem treinando gente de SP...

    Se essa operação der certo, já teriamos as condições de enviar o simio assim como o Irã. Mas o nosso foco ainda é modesto, e não queremos (como eles) enviar um homem ao espaço entre 5 a 8 anos.

    Minha aposta é que seja mesmo o SARA, embora fosse sensato recuperar o 14-X também, só por precaução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Israel!

      O lançamento do "VS-40/SARA suborbital I" já está confirmado para 2013, segundo disse o gerente do projeto em entrevista recente ao blog, e eu creio que deva acontecer no segundo semestre. Agora quanto ao 14X é apenas uma previsão não confirmada ainda pelo IEAv. Já a Operação Santa Bárbara deve acontecer até o final do ano.

      Quanto ao treinamento em São Paulo é porque a sede do SAR fica em São José dos Campos, mais precisamente dentro no DCTA. Durante as operações a equipe é então deslocada para Alcântara ou Barreira do Inferno, entende?

      Bom, é isso ai.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. " O PROJETO SARA VAI SARÁ NOSSAS ESPECTATIVAS"
    O plano de lançar o SARA, não é tão radical se comparado às reais dimensões do problema encubado que o país vive. Será uma atribuição daqueles cientistas competentes que tampão o sol com a peneir, e carregam nas costas todo aparato de fazer e fazer bem feito o progresso científico do Brasil.
    Além de continuarem a reduzir, freiando ainda mais o futuro, precisamos lidar com o fato que apararentemente não tem saída.
    Fico imaginando como será em algumas décadas mais adiante, se não houver uma transformação radical desta situação. a ignorãncia alastrando-se pelas casas, escolas, e inúmeras universidades que não se alinham com a nova tecnológia espacial em seus currículos. multidões se aglomerando-se em bilheterias de shows, shoppings, o país inteiro na sua maioria buscando mais divertimentos e prazeres, do que se preucupando com a educação.
    Em algumas coisas sou pessimistas: essa é uma delas, vendo nossos jovens sendo desviados para o abstrato, sem rumo ou direção.
    Mas acredito que os que ainda não quiserem pensar, estudar, descobrir, inventar, etc. vão viver numa espécie de ilha, vendo os barcos de outros jovens promissores como (U.S.A., França ,Rússia), passando rumo ao horizonte que se chama: ESPAÇO SIDERAL".

    ResponderExcluir

Postar um comentário