Prof. do DEMa/UFSCar Vence o Prêmio Alm. Álvaro Alberto

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (09/04) no site da “Agência FAPESP”, informando que o Prof. Edgar Dutra Zanotto, do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (DEMa/UFSCar), é o vencedor do Prêmio Almirante Álvaro Alberto.

Duda Falcão

Notícias

Edgar Dutra Zanotto é o vencedor do
Prêmio Almirante Álvaro Alberto

09/04/2013

Foto:E.Cesar/FAPESP
Professor titular do
Departamento de Engenharia
de Materiais da Universidade
Federal de São Carlos
receberá premiação da
presidenta Dilma Roussef
Agência FAPESP – O vencedor da edição 2012 do Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia é o engenheiro Edgar Dutra Zanotto, professor titular do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (DEMa/UFSCar).

O anúncio foi feito na semana passada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), após Zanotto ter sido comunicado sobre a escolha pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp.

Zanotto destaca quatro frentes como marcos em seus 36 anos de carreira: a produção de artigos acadêmicos sobre cristais em vidros; a formação de alunos e pesquisadores; a participação na criação e na consolidação do Laboratório de Materiais Vítreos (LaMaV) da UFSCar; e o envolvimento na concepção e na implantação de programas da FAPESP.

Atualmente, Zanotto coordena o Projeto Temático FAPESP "Processos cinéticos em vidros e vitrocerâmicas". Ele também atuou como coordenador-adjunto da diretoria científica da FAPESP entre 1995 e 2005. Nesse período, participou da criação e coordenação do Núcleo de Patentes e Licenciamento de Tecnologia (Nuplitec), que tem como objetivo proteger a propriedade intelectual de inventos criados nos projetos financiados pela instituição.

O Conselho Deliberativo do CNPq contemplou nesta edição a área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. A previsão é que a premiação seja entregue pela presidenta da República, Dilma Rousseff, em cerimônia no Palácio do Planalto.

O Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia tem parceria da Fundação Conrado Wessel (FCW) e da Marinha do Brasil e busca reconhecer pesquisadores brasileiros pelo trabalho realizado ao longo de sua carreira em prol do avanço da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) brasileira.

O nome do prêmio homenageia o almirante Álvaro Alberto (1889-1976), que por mais de meio século contribuiu com o desenvolvimento científico. Ele foi o idealizador e primeiro presidente do CNPq, originalmente chamado Conselho Nacional de Pesquisas.

A premiação é concedida anualmente, em sistema de rodízio, a uma das três grandes áreas do conhecimento abrangidas pelo CNPq: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes; e Ciências da Vida. O vencedor recebe diploma, medalha, R$ 200 mil (valor concedido pela Fundação Conrado Wessel) e uma visita ao Centro Tecnológico da Marinha, em São Paulo, para conhecer seu Programa Nuclear.


Fonte: Site da Agência FAPESP

Comentário: Creio que a Engenharia de Materiais também seja importante para o desenvolvimento do PEB, e assim sendo, sugiro que os profissionais e instituições envolvidas com o nosso programa espacial fiquem atentos ao trabalho que vem sendo realizado pelo Prof. Edgar Dutra Zanotto e equipe. A Marinha já está.

Comentários