Pesquisadores Brasileiros Vencem Desafio nos EUA

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (09/04) no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) destacando que pesquisadores brasileiros vencem desafio nos Estados Unidos.

Duda Falcão

Pesquisadores Brasileiros Vencem
Desafio nos Estados Unidos


Ascom do INCT Namitec
09/04/2013 - 12:43

Pesquisadores do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) venceram um desafio internacional para a análise de ferramentas aplicadas no projeto de chips de alto-desempenho.

A competição ocorreu durante International Symposium on Physical Design – 2012, na Califórnia (Estados Unidos), e envolveu 18 equipes de universidades de todo o mundo, principalmente norte-americanas e chinesas. O time brasileiro obteve a primeira colocação em dos critérios avaliados e a segunda posição em outro.

O desafio abordou o problema da redução de potência estática que afeta a performance de circuitos de alto-desempenho (chips), como processadores de computadores, por exemplo.

“Essa temática tem ganhado cada vez mais importância, uma vez que os projetos de chip estão cada vez mais complexos, o que torna a sua automação crucial”, disse o professor da UFRGS Ricardo Reis, co-orientador da equipe. “Projetos eficientes influenciam diretamente na performance do chip, na temperatura de operação e confiabilidade. Por isso, as ferramentas de automação de design eletrônico têm obtido tanto destaque. A competição serviu para mostrar que a tecnologia desenvolvida no Brasil é original e está no estado da arte”.

O Instituto de Informática da universidade integra a rede de 27 instituições de pesquisa que compõem o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Nano e Microeletrônicos (INCT Namitec), cujo foco de pesquisa é a área de microeletrônica, com pesquisas e ações no estudo de redes de sensores, projeto de circuitos integrados, estudos de dispositivos, tecnologias de fabricação e formação de recursos humanos.

O INCT Namitec é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).



Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

Comentário: Bom, bom, muito bom mesmo, e os profissionais que atuam no PEB devem ficar atentos ao avanço que vem sendo alcançado pelos pesquisadores do "Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)".

Comentários

  1. "UM TROFÉU A PRESERVERAR"
    O CEFAB está muito feliz com esse resultado positivo, provando que o cientista brasileiro é, e sempre será capaz de suprir nossos desejos científicos.
    Senhores (Donos da Razão) que residem em Brasília, precisamos urgentemente estimular a participação dessa verdadeira seleção, que são nossos jovens BRASONAUTAS, um planejamento de divisão e abertura para resgatar os que foram para outros países. Creio que eles, mesmo longe de sua amada nação, lamentam dos que ficaram, ao sabor das turbulências e das irresponsabilidades dos nossos governantes, poderiam contribuir com seus conhecimentos pelo bem do PEB.
    Devemos respeitar nossos pesquisadores, reconhecendo pelos esforços realizados,...quanto desperdiço de mão de obra que estão se evadindo-se em busca de bons salários e laboratórios dignos de excelência para trabalhar.
    Esses são fatos importantes em se tratando de progresso científico, mas a incompetência de alguns não tem vez com a ordem e progresso, são marcas registradoras no tempo.
    É nesta ambiência que venceremos os desafios da imcompetência."

    ResponderExcluir
  2. Isso mostra que temos talentos. Aaah, quem dera que a política também tivesse concurso para promover a formação dos nossos governantes... talvez evitassemos que presidentes com somente a 4ª série, e políticos, palhaços formação, e ainda outros que subiram graças a boa obra e graça de coronéis vão dependendo dos recusos de tais senhores para ocuparem seus cargos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário