Comissão de Coordenação do UNIESPAÇO se Reúne na AEB

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (04/04) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que a Comissão de Coordenação do Programa UNIESPAÇO se reúniu na AEB.

Duda Falcão

Comissão de Coordenação do
UNIESPAÇO se Reúne na AEB


Brasília, 04 de abril de 2013 A Comissão de Coordenação do Programa UNIESPAÇO se reuniu na sede da Agência Espacial Brasileira (AEB), em 4 de abril, para definir os termos do Primeiro Anúncio de Oportunidades de 2013 (AO1/2013). O Anúncio deve ser publicado ainda em abril e será destinado apenas a universidades e instituições congêneres.

Esta é a primeira vez em que a Comissão de Coordenação é formada apenas por representantes da AEB e por coordenadores dos cursos de graduação em Engenharia Aeroespacial brasileiros. O diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB, Carlos Gurgel, preside a Comissão. Segundo Gurgel, “por se tratar de um programa voltado às universidades, a AEB optou por agregar ainda mais conhecimento e fortalecer o Programa UNIESPAÇO. Para isso convidou os cursos de graduação em Engenharia Aeroespacial para participarem ativamente do Programa e em especial, atuarem na coordenação”.

“Ao convidar os coordenadores dos cursos para a Comissão do UNIESPAÇO, a AEB contribui para a consolidação dos cursos de Engenharia Aeroespacial do Brasil. Uma vez que o Programa UNIESPAÇO é uma oportunidade onde a universidade pode buscar financiamento para os seus projetos, nada mais justo do que os coordenadores dos cursos possam participar das decisões”, afirma o coordenador do curso de Engenharia Aeroespacial de Universidade de Brasília, Manuel Barcelos.

O coordenador do curso do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Pedro Lacava, conta que a instituição participa do UNIESPAÇO desde sua primeira edição. “O programa ajudou a universidade a criar massa crítica na área espacial. Ou seja, a melhorar a infraestrutura do laboratório e a contribuir para os trabalhos de graduação, dissertação de mestrado e teses  de doutorado”, conta.

São atribuições da Comissão de Coordenação: estabelecer princípios e procedimentos básicos para a condução do Programa, bem como suas linhas de atuação; aprovar a programação de atividades; apreciar propostas orçamentárias e detalhar a aplicação dos recursos disponibilizados; estabelecer e aprovar Anúncios de Oportunidades para execução de projetos, propor, apreciar, e acompanhar ações cooperativas com instituições nacionais, estrangeiras e internacionais. A Comissão também deve: aprovar os projetos para execução, em conformidade ao estabelecido ao respectivo AO e nos procedimentos de seleção; efetuar gestões quanto à atuação das instituições executoras; estabelecer grupos de trabalho para apreciar temas específicos; acompanhar a realização dos projetos aprovados e os resultados alcançados; e apreciar relatórios da Gerência do Programa, para encaminhamento à Presidência da AEB.

Outra novidade deste AO é que todos os projetos deverão desenvolver material didático para utilização como ferramenta de divulgação e letramento da população acerca do tema. Serão aceitos textos, vídeos, softwares educacionais, entre outros.

UNIESPAÇO - O Programa UNIESPAÇO, aprovado pela Portaria n° 7 de 31 de março de 2004, e reestruturado pela Portaria n° 12 de 19 de fevereiro de 2013, tem o objetivo de formar, tornar operacional e aperfeiçoar uma base de pesquisa e desenvolvimento composta por núcleos sediados em universidades, centros de pesquisa e instituições congêneres, capazes de realizar estudos, pesquisas e desenvolvimento de interesse do Programa Espacial Brasileiro (PEB).

O Programa almeja integrar o setor universitário à realização das atividades do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) para atender às demandas tecnológicas do setor, no desenvolvimento de produtos, processos, análises e estudos.

O UNIESPAÇO publica Anúncios de Oportunidades (AOs) onde são estabelecidos temas e demais condições para encaminhamento de propostas que devem considerar a possibilidade efetiva de aplicação futura. O próximo deve ser publicado ainda em abril.


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Grande notícia para o PEB. Desde que o Prof. Carlos Gurgel foi nomeado diretor da AEB, tive a sensação de que logo o Programa UNIESPAÇO seria beneficiado com um novo AO (Anuncio de Oportunidade), não só pelo seu histórico de envolvimento com esse Programa quando ainda era líder da “Equipe de Propulsão Híbrida da Universidade de Brasília (UnB)”, mas principalmente pelo conhecimento dele da importância desse programa para o desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro. A nomenclatura AO1/2013 deve significar que haverá um AO2/2013 também, e como esse primeiro AO será destinado apenas a universidades e instituições congêneres, muito provavelmente o segundo AO deverá ser destinado a empresas. Entretanto é preciso lembrar que a AEB tem outros programas que são o AEB Escola, que vem alcançando resultados bastante significativos e o Programa MICROGRAVIDADE, esse realmente sem rumo e sem a efetividade e os resultados que se esperava dele.

Comentários

  1. Parece que está voltado somente para as universidades. Mas se o Duda acertar naquilo que escreveu na nota, pode ser que abram espaço para empresas. Não quero me meter em assuntos que não sou chamado, mas não seria uma boa oportunidade para o SpaceMeta/Idea Valley tentar conseguir algum apoio e mais participação dos institutos de pesquisas espaciais do Brasil?

    Talvez o projeto do SpaceMeta ao menos possa servir de inspiração para a AEB investir numa sonda de baixo custo para a lua, caso interfira com as regras da GLXP. Poderia faze-lo até de mãos dadas, continuando no seu proprio projeto do Google. Falo isso porque recentemente o lider do grupo postou aqui no blog algo que a NASA estava fazendo para estimular o empreendedorismo, que não me pareceu muito diferente desta AO. É só uma dica, não sei se o segundo Ao servirá para isso, mas não custa nada ver e tentar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário