CNPEM/Gov. Paulista Firmam Parceria do Projeto Sirius

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (09/04) no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) destacando que o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e o governo paulista firmaram parceria para construção de Sirius.

Duda Falcão

CNPEM e Governo de São Paulo Firmam
Parceria para Construção de Sirius

Ascom do MCTI,
Com informações do CNPEM e do governo de São Paulo
09/04/2013 - 21:31

Um novo passo foi dado nesta terça-feira (9) pelo projeto Sirius, a nova fonte brasileira de luz síncrotron: a assinatura de um protocolo de intenções entre o governo de São Paulo e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O documento que visa à implantação do acelerador de elétrons foi assinado pelo governador Geraldo Alckmin e pelo diretor em exercício do centro, Antônio José Roque da Silva, que dirige o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS).

O governo paulista trabalha na desapropriação de uma área de 150 mil metros quadrados (m2) ao lado do campus do CNPEM, em Campinas, a ser cedida ao centro para a construção de Sirius. O terreno pertence a uma instituição financeira que já aceitou os termos propostos. Segundo divulgado, o estado investirá R$ 23,4 milhões para desapropriá-lo.

O terreno cedido permitirá que o CNPEM mantenha intacto um dos últimos resquícios de Cerrado do município, que fica no campus da instituição. O acordo de desapropriação envolve ainda o adensamento dessa mata, com a plantação de 3.700 árvores nativas do bioma, a cargo da instituição financeira.

Sobre o Projeto

Sirius é um acelerador de elétrons que será utilizado para analisar características microscópicas dos materiais. O equipamento, que será instalado num edifício de mais de 40 mil m2 e abrigará um anel de armazenamento de elétrons de 3 gigaelétron-volts (GeV) e de baixa emitância, emite luz do infravermelho aos raios X. Isso permite um estudo detalhado da composição molecular de compostos diversos, de proteínas usadas em remédios à estrutura de plásticos e metais.

O novo acelerador viabilizará a utilização da radiação síncrotron em um grande número de aplicações que, em função de limitações técnicas, não são possíveis na fonte atual disponível no LNLS desde 1997. A fonte do laboratório nacional foi a primeira a ser construída no Hemisfério Sul e até hoje é a única da América Latina.

A construção tem início previsto para este ano, com a terraplanagem e a drenagem preliminar do terreno, e término programado para 2016. O projeto prevê um investimento de R$ 650 milhões, divididos entre o MCTI e os demais investidores.


Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

Comentário: É bom notar que esse projeto está andando e espero que continue assim. 

Comentários