O Presidente Russo Vladimir Putin Demite Chefe da 'Agência Espacial Roscosmos' Após Fracassos

Caros leitores do BS!
 
Credito: Space Daily

 
No dia 06/02, o portal Space Daily noticiou que o presidente russo Vladimir Putin demitiu o chefe da Agência Espacial Roscosmos na quinta-feira (05), informou o Kremlin, citando a necessidade de "desenvolver" a corporação após anos de fracassos humilhantes.
 
De acordo com a nota do portal, Yuri Borisov estava no cargo desde julho de 2022, presidindo a aterrissagem forçada da sonda Luna-25 em agosto de 2023, a primeira missão lunar de Moscovo em quase 50 anos.
 
Ele foi substituído por Dmitry Bakanov, um vice-ministro de transportes de 39 anos e ex-chefe de uma empresa de satélites, informou o Kremlin.
 
O porta-voz de Putin, Dmitry Peskov, disse que a mudança fazia parte de uma "rotação", acrescentando: "A corporação precisa se desenvolver de forma dinâmica."
 
Borisov frequentemente tinha ideias extravagantes para desenvolver o programa espacial da Rússia, incluindo a instalação de um reator nuclear na Lua junto com a China, mas teve dificuldades para colocá-las em prática.
 
Uma vez pioneira na exploração espacial, Moscovo tem enfrentado a perda de talentos científicos e um financiamento errático desde o colapso da URSS, o que a fez ficar atrás de concorrentes como os Estados Unidos e a China.
 
O segmento russo da Estação Espacial Internacional sofreu três vazamentos de líquido refrigerante em pouco mais de dois anos, com Moscovo sinalizando que pretende se retirar do projeto o mais cedo possível, em 2028, e construir sua própria estação orbital.
 
Borisov alertou em 2023 que a maioria dos equipamentos russos na estação estava além de sua garantia e que a ISS como um todo estava "se aproximando do fim de sua existência".
 
A Roscosmos também enfrentou problemas de corrupção sob a liderança de Borisov.
 
Promotores em dezembro de 2023 acusaram o vice-diretor da Roscosmos e dois outros cúmplices de desviar cerca de 4,5 milhões de dólares do setor afetado pela crise.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários