A Startup Australiana 'Gilmour Space' Anuncia a Previsão Para o Primeiro Lançamento do Seu 'Foguete Eris' Para Meados de Março
Prezados leitores e leitoras do BS!
Crédito: Gilmour Space
![]() |
O veículo de lançamento pequeno Eris, desenvolvido pela Gilmour Space, antes de seu primeiro lançamento. |
No dia de ontem (24/02), o portal SpaceNews noticiou que a startup australiana 'Gilmour Space' tem como meta o meio de março para o primeiro voo de seu Foguete Eris, enquanto define as expectativas para a estreia do veículo.
De acordo com a nota do portal, a Gilmour Space anunciou em 24 de fevereiro que a janela de lançamento para o primeiro lançamento do Eris, chamado TestFlight 1, será aberta no dia 15 de março, no local de lançamento da empresa, o Bowen Orbital Spaceport, no norte de Queensland. O anúncio foi feito após a empresa finalizar os arranjos para o espaço aéreo com os reguladores de aviação australianos.
A empresa recebeu uma licença de lançamento da Agência Espacial Australiana em novembro. Na ocasião, a empresa projetava um lançamento já no início de dezembro, mas mencionou que as aprovações para o fechamento do espaço aéreo e a documentação das verificações finais dos sistemas e testes poderiam adiar o lançamento para 2025.
A Gilmour Space enfrentou atrasos na obtenção da licença, inicialmente esperando recebê-la em maio passado. A empresa argumentou que a Agência Espacial Australiana subestimou o tempo e os recursos necessários para avaliar a licença, a primeira concedida para um lançamento orbital.
Embora a empresa esteja ansiosa para o lançamento iminente, ela estabeleceu expectativas para o primeiro voo de um veículo de lançamento. A empresa observou que o voo pode ser adiado por dias ou semanas devido a problemas técnicos ou condições climáticas adversas.
Há também o desafio de alcançar a órbita, considerando o histórico de startups nos primeiros lançamentos de seus veículos. "É quase inédito para uma empresa privada de foguetes lançar com sucesso para a órbita na primeira tentativa", reconheceu Adam Gilmour, cofundador e diretor executivo da Gilmour Space, em um comunicado.
"Se conseguirmos sair da plataforma, alcançar a pressão dinâmica máxima (max Q) ou chegar até o espaço, o importante é que cada segundo de voo nos fornecerá dados valiosos que melhorarão a confiabilidade e o desempenho do nosso foguete para lançamentos futuros", afirmou.
Se bem-sucedido, o Eris será o primeiro foguete construído na Austrália a alcançar a órbita e o primeiro lançamento orbital da Austrália desde que o foguete Black Arrow, construído pelos britânicos, lançou o satélite Prospero de Woomera, no sul da Austrália, em outubro de 1971.
O TestFlight 1 tem como principal objetivo coletar dados sobre o Eris e seus sistemas antes dos lançamentos comerciais futuros. O veículo de três estágios, com propulsão híbrida, foi projetado para colocar até 215 quilos em órbita solar-síncrona em sua iteração Block 1. O foguete transportará uma carga útil de teste para uma linha de pequenos satélites que a Gilmour Space também está desenvolvendo.
A Gilmour Space levantou até agora 140 milhões de dólares australianos (89,1 milhões de dólares americanos), incluindo uma rodada de 55 milhões de dólares australianos na Série D, realizada no ano passado.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário