Novela AVIBRAS: Justiça SP Ordena Penhora de Bens de João Brasil

Olá entusiasta do BS!

Em meio a uma crise prolongada (uma verdadeira novela) que ameaça a sobrevivência da AVIBRAS Aeroespacial, uma das principais empresas do setor bélico e espacial do Brasil, o portal DefesaNet divulgou em matéria (veja aqui) publicada ontem (26/02/2025), que a Justiça de São Paulo determinou nesta segunda-feira (24/02) a penhora de bens de João Brasil Carvalho Leite, herdeiro do fundador da empresa, João Verdi, e figura central em disputas societárias que paralisam a companhia há anos.


Crédito: © Foto / Twitter / Reprodução


A decisão, emitida pela juíza Dra. Renata Manzini, do Tribunal de Justiça de São Paulo, acendeu um novo alerta sobre o futuro da empresa, que acumula 22 meses salários atrasados e negociações fracassadas com investidores estrangeiros.



A Decisão Judicial e o Contexto da Crise


A ordem de penhora, publicada originalmente pelo portal DefesaNet, atinge ações da ROCKET BRIDGE NEWCO HOLDING, empresa vinculada a João Brasil, em um processo movido pelo fundo de investimentos Brasil Crédito Gestão. Segundo fontes, o fundo é associado a credores internacionais do Pacífico, classificados por entidades sindicais como “fundos abutres” — termo usado para credores que buscam lucrar com dívidas em situação crítica.


João Brasil Carvalho Leite durante a LAAD 2023. Imagem Lucas Lacaz Ruiz Agência X9 especial para DefesaNet
João Brasil Carvalho Leite durante a LAAD 2023. Imagem Lucas Lacaz Ruiz Agência X9 especial para DefesaNet


A juíza determinou que a sociedade empresária apresente um balanço atualizado em 10 dias, além de notificar a bolsa de valores sobre a penhora. Em caso de descumprimento, um administrador judicial poderá ser nomeado, com custos arcados pelo executado ou pelo exequente. A medida reforça a pressão sobre João Brasil, acusado de “peripécias financeiras” que afastaram grupos investidores, incluindo consórcios da Arábia Saudita e do Oriente Médio.


O Brazilian Space já havia denunciado que a criação da ROCKET BRIDGE NEWCO HOLDING era suspeita e poderia ensejar uma manobra para transferir os ativos de valor para essa nova empresa (novo CNPJ) e deixar todo o passivo vinculado à Avibras (leia "Mais um capítulo da novela 'Avibras': Empresa convoca acionistas para assembleia para incorporação por 'empresa de papel'").



Investidores em Fuga e o Papel da Black Storm


O impasse ganhou contornos dramáticos após a entrada da Black Storm Military Industries, empresa ligada a um ex-executivo da AVIBRAS, nas negociações. Segundo o DefesaNet, a Black Storm teria influenciado a retirada de grupos sauditas da mesa de negociações, aprofundando a desconfiança em torno da gestão de João Brasil.


A empresa, responsável por sistemas de defesa como o míssil ASTROS 2020, enfrenta ainda questionamentos sobre contratos internacionais — incluindo acordos bilionários com países do Oriente Médio e Ásia, que estão sob revisão devido à instabilidade financeira.



Repercussão e Futuro Incerto


Especialistas alertam que a penhora de bens de João Brasil pode ser o “último ato” antes de um colapso irreversível. Para o analista político Nelson Düring, editor-chefe do DefesaNet, “a AVIBRAS está em estado terminal. Sem intervenção urgente, o Brasil perderá não apenas empregos, mas parte de sua capacidade tecnológica em defesa e espaço”.


A decisão judicial coincide com a crescente pressão por soluções emergenciais, como a injeção de recursos públicos ou a formação de um consórcio nacional. Enquanto isso, os trabalhadores prometem intensificar os protestos, incluindo uma marcha a Brasília marcada para março de 2025, quando a greve completará três anos.


O Brazilian Space vem acompanhando de perto e tem uma thread de notícias denominada "Novela Avibras', a qual pode ser consultada clicando aqui. Além disso o canal do Brazilian Space no Youtube possui uma playlist específica "Novela Avibras" com diversos vídeos sobre o tema e o seu histórico de notícias.


Brazilian Space


Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!



Comentários