Missão Blue Ghost se Aproxima do Pouso na Lua e Marco do GNSS

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Imagem: Space Daily
Ilustrativo.
 
No dia de hoje (24/02), o portal Space Daily noticiou que a 'Missão Blue Ghost 1' da Firefly Aerospace está prestes a pousar na Lua em menos de uma semana, com o pouso previsto para domingo, 2 de março, após seu lançamento em 15 de janeiro. Em preparação para a descida, a nave espacial executará sua manobra final de órbita lunar na segunda-feira, 24 de fevereiro (hoje), inserindo-a em uma órbita baixa quase circular que a aproxima da superfície lunar. Aproximadamente uma hora antes do pouso, será iniciada uma queima de inserção de órbita de descida, iniciando sua aproximação guiada em direção ao local designado no Mare Crisium, no lado próximo da Lua.
 
De acordo com a nota do portal, a cobertura ao vivo do pouso será apresentada conjuntamente pela NASA e Firefly no NASA+ a partir das 2h30 EST, cerca de 75 minutos antes do pouso. O evento também será transmitido ao vivo no canal do YouTube da Firefly, juntamente com atualizações pontuais no blog e postagens nas redes sociais para marcar cada marco da descida.
 
Todos os dez instrumentos da NASA a bordo estão em excelentes condições e prontos para as operações lunares. Durante o trânsito, as cargas úteis ativas coletaram dados significativos. O Experimento de Receptor GNSS Lunar (LuGRE) rastreou com sucesso os sinais do Sistema de Navegação por Satélite Global (GNSS) na órbita lunar pela primeira vez, alcançando um recorde de 246.000 milhas. Esse avanço sugere que constelações combinadas de GNSS, como GPS e Galileo, podem ser usadas para navegação ao redor e na Lua.
 
Após o pouso, o LuGRE funcionará por 14 dias e tentará estabelecer outro recorde com a primeira recepção de sinais GNSS na superfície lunar. Enquanto isso, o Imaginador de Raios-X Heliosféricos do Ambiente Lunar (LEXI) foi ativado logo após o lançamento em 15 de janeiro e já registrou mais de 50 horas de verificações diárias e comissionamento em preparação para capturar imagens da superfície lunar.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários