Astrolab Irá Enviar Seu 'Rover Lunar FLIP' na 'Cápsula de Pouso Griffin-1' da Astrobotic
Prezados entusiastas do Espaço!
Crédito: SpaceNews
![]() |
O módulo lunar Griffin da Astrobotic irá entregar o rover lunar FLIP da Astrolab em uma missão com lançamento previsto para o final de 2025. |
No dia de ontem (05/02), o portal SpaceNews noticiou que a Astrobotic vai entregar um rover lunar construído pela Venturi Astrolab na região polar sul da Lua, já no final deste ano, conforme anunciado pelas empresas em 5 de fevereiro.
De acordo com a nota do portal, o rover FLIP (Flexible Lunar Innovation Platform), da Astrolab, será a carga principal do módulo de pouso Griffin-1 da Astrobotic, que deverá aterrissar na região de Nobile, perto do polo sul da Lua. As empresas não divulgaram os termos do acordo.
A Astrobotic, com sede em Pittsburgh, estava à procura de cargas úteis para o Griffin-1 após a NASA anunciar em julho que não usaria o módulo de pouso para sua missão do Volatiles Investigating Polar Exploration Rover (VIPER), mas manteria a tarefa do Commercial Lunar Payload Services (CLPS) que foi concedida à Astrobotic para entregar o VIPER. A NASA disse que enviaria um simulador de massa no lugar do VIPER, mas permitiu que a Astrobotic procurasse outras cargas comerciais para substituí-lo.
“Nós fizemos uma busca ampla quando a NASA nos disse que o VIPER seria cancelado”, disse John Thornton, CEO da Astrobotic, em uma entrevista, mencionando que recebeu consultas de mais de 60 organizações ao redor do mundo. “Analisamos todas essas cargas úteis potenciais e filtramos por quem poderia estar pronto primeiro, quem tem a tecnologia para reunir uma carga útil tão rapidamente, e então quem tem a interface mais alinhada com o que era a interface do VIPER.”
Essas organizações incluíram a Astrolab, com sede em Hawthorne, Califórnia, que anunciou em outubro planos para desenvolver o FLIP como um demonstrador tecnológico para seu rover maior, FLEX (Flexible Logistics and Exploration). O FLIP tem tamanho e massa semelhantes aos do VIPER, e a Astrolab disse em outubro que estava buscando lançar o FLIP até o final de 2025.
“A Astrolab se encaixou perfeitamente em muitos aspectos”, disse Thornton. “Foi uma escolha clara, e então fechamos o acordo e fizemos acontecer.”
“Essa parceria reflete uma visão compartilhada entre nossas duas empresas de tornar a ciência lunar, a exploração e as atividades comerciais mais acessíveis e transformadoras”, afirmou Jaret Matthews, CEO da Astrolab, em uma entrevista.
Ambas as empresas estão agora trabalhando para preparar seus veículos para um lançamento previsto para o final deste ano. Thornton disse que a Astrobotic estava construindo os elementos do sistema de propulsão do módulo de pouso, com “boas soluções” para o problema da válvula que comprometeu seu primeiro módulo de pouso lunar, Peregrine, logo após o lançamento em janeiro de 2024. Outras partes da nave espacial e seu software também estão no cronograma, disse ele. “De acordo com todos os relatórios, estamos no caminho certo para o voo ainda este ano.”
“Estamos recebendo peças todos os dias” para o FLIP, disse Matthews. “Estamos com a missão de entregá-lo ao Cabo Canaveral até outubro para ser integrado ao Griffin.”
As empresas disseram que precisaram fazer poucas mudanças no FLIP ou no Griffin para que o rover substituísse o VIPER no módulo de pouso. “Houve quase nenhuma mudança no módulo de pouso para o FLIP, e isso foi o que o tornou ótimo”, disse Thornton, com apenas ajustes pequenos nas rampas e interfaces.
“Também entendemos que é benéfico para ambas as partes ter o mínimo de mudanças possível no módulo de pouso. Então, projetamos o FLIP para interagir de forma perfeita com o design existente do Griffin”, disse Matthews.
O FLIP, com 500 quilos, pode transportar até 30 quilos de cargas úteis. Matthews disse que a Astrolab ainda está recebendo consultas sobre acomodações de cargas úteis no rover, com várias já planejadas para estudar questões como mitigação de poeira lunar.
O Griffin-1 está “praticamente cheio” com o acordo com a Astrolab, disse Thornton. O módulo de pouso também levará o CubeRover, um pequeno rover desenvolvido pela Astrobotic, bem como cargas úteis da ESA, NASA e um cliente não revelado.
A parceria recebeu o apoio do senador John Fetterman (D-Pa.). “Perder o VIPER poderia ter sido um revés, mas a Astrobotic não desistiu. Eles arregaçaram as mangas, encontraram uma nova forma de seguir em frente e garantiram que essa missão permanecesse no caminho certo”, afirmou ele em um comunicado. “Com o rover FLIP da Astrolab a bordo, estamos mostrando ao mundo que, quando desafios surgem, dobramos nossa aposta.”
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário