O Dr. Fernando de Mendonça, Pioneiro do PEB, é Homenageado Com Prêmio em São José dos Campos (SP)

Caros leitores e leitoras do BS!
 
No dia 18 de fevereiro, o Portal G1, do Globo.com, noticiou que o pesquisador Dr. Fernando de Mendonça, que completou 100 anos no final de 2024, foi homenageado com um prêmio em reconhecimento à sua trajetória notável. Dr. Mendonça foi um dos fundadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A cerimônia aconteceu na segunda-feira (17), em um evento dedicado à sua história, realizado em seu castelo, em São José dos Campos (SP).
 
Foto: Reprodução/TV Vanguarda
O Dr. Fernando Mendonça recebe prêmio em São José dos Campos.

Um dos criadores do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE), o Dr. Fernando de Mendonça foi homenageado em São José dos Campos (SP) nesta segunda-feira (17). Ele completou 100 anos de idade no fim de 2024.
 
O evento dedicado à história do pesquisador aconteceu no castelo onde ele vive, em São José dos Campos. Além da dedicação às pesquisas aeroespaciais, ele é conhecido como ‘Senhor do Castelo’. 
 
“Eu não fiz tanta coisa assim para merecer uma reunião como essa. Me toca e eu fiquei emocionado”, afirmou Fernando Mendonça no evento.
 
Foto: Reprodução/TV Vanguarda
Castelo construído por Fernando de Mendonça em São José dos Campos (SP).

O Dr. Fernando de Mendonça nasceu em Guaramiranga, no Ceará, em 1924. Foi aviador e se formou em engenharia no Instituto de Tecnologia Aeroespacial (ITA). Depois fez doutorado na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.
 
Dr. Mendonça também foi representante do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico junto à NASA, no país americano. Essa representação ajudou no desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro e na fundação do Inpe, em 1971.
 
 
O Dr. Fernando de Mendonça é homenageado em São José dos Campos.
 
O evento foi organizado pelo instituto ‘Brazils Best’, que busca reconhecer feitos dos brasileiros. Durante a cerimônia, Fernando Mendonça recebeu um troféu criado pelo designer Hans Donner, que produziu vinhetas famosas da TV Globo.
 
“Imagina o momento de pegar uma forma, um Oscar, um Prêmio Nobel, com a sensualidade do Brasil, com as cores do Brasil, e passar para um homem de 100 anos e que está lúcido, está ligadão. Isso é uma coisa maravilhosa”, disse Donner.
 
Foto: Reprodução/TV Vanguarda
O Dr. Fernando de Mendonça recebe prêmio em São José dos Campos.
 
Foto: Reprodução/TV Vanguarda
O Dr. Fernando de Mendonça recebe prêmio em São José dos Campos.

Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários