Após Assinatura Recente de 'MoU', a Itália Colaborará Com a Startup Israelense 'SpaceIL' na Sua Missão Lunar Beresheet 2
Prezados leitores e leitoras do BS!
Após termos citado o esforço israelense em pousar na Lua durante a nossa coluna espacial "Espaço Semanal" na última quinta-feira (30/01), decidi buscar mais informações sobre o andamento da Missão Beresheet 2. Foi então que encontrei uma notícia publicada no "The Jerusalem Post" no dia 28/01, destacando que a Agência Espacial de Israel (ISA) e a Agência Espacial Italiana (ASI) assinaram, nessa mesma data, um "Memorando de Entendimento (MoU)" com o objetivo de estabelecer uma colaboração nessa Missão Beresheet 2, que está sendo desenvolvida pela da startup israelense SpaceIL. Confira a íntegra da notícia abaixo:
Itália Colaborará Com a SpaceIL na Missão Beresheet 2 à Lua
A missão Beresheet 2 realizará dois pousos na Lua e experimentos científicos na Lua e em sua órbita.
Por GALI WEINREB/GLOBES/TNS
28 de janeiro, 2025 - 19:27
Atualizado em Janeiro 29, 2025 - 12:07
(crédito da foto: PRINT DO YOUTUBE SPACEIL)
O diretor-geral da Agência Espacial de Israel, Brigadeiro-General Uri Oron, e o presidente da Agência Espacial Italiana, Prof. Teodoro Velente, assinaram hoje um memorando de entendimento para colaboração na missão Beresheet 2 da SpaceIL.
O orçamento conjunto para a missão ainda não foi decidido e será definido em breve nas negociações entre as partes, mas estima-se que ultrapassará 10 milhões. O anúncio foi feito durante a 20ª Conferência Internacional de Espaço Ilan Ramon, realizada hoje em Tel Aviv, com a participação de figuras importantes da indústria espacial e da comunidade israelense.
A missão Beresheet 2 realizará dois pousos na Lua e experimentos científicos na Lua e ao seu redor, incluindo mapeamento, exploração do solo e os fenômenos físicos de seu ambiente. Também incluirá uma espaçonave-mãe que ficará em órbita ao redor da Lua por cinco anos, servindo como plataforma para atividades científicas interativas em Israel e ao redor do mundo. O acordo atual permitirá que pesquisadores israelenses e italianos colaborem em várias áreas científicas e tecnológicas. Como parte da missão, novas tecnologias como sensores de pouso, comunicações, navegação e controle serão desenvolvidas.
Oron disse ao "Globes" hoje: "A Itália é um dos países líderes no campo espacial. Eles têm uma enorme experiência e também grandes recursos, investindo mais de 1 bilhão de euros por ano no setor espacial. Os italianos, como poucos outros países, estão buscando uma presença nas missões lunares. Cerca de 20 missões lunares estão planejadas para os próximos 7-8 anos, e a participação nelas é importante para qualquer país, por razões tecnológicas, comerciais e políticas."
(crédito: Oz Schechter)
Em Que Missões Israel Está Envolvido?
"Além da missão Beresheet que estamos liderando, fazemos parte do programa Artemis junto com a NASA, e além do traje espacial desenvolvido para a missão pela empresa israelense StemRad, estamos atualmente avaliando com a NASA quais outras tecnologias israelenses podem ser necessárias para a missão. Atualmente, não há planos para outro astronauta israelense participar das missões tripuladas da NASA."
Beresheet Caiu na Lua
A organização sem fins lucrativos SpaceIL foi fundada em 2010 para participar da corrida para aterrissar uma espaçonave não tripulada na Lua como parte da competição Lunar X Prize. A organização conseguiu atrair a Israel Aerospace Industries (IAI) e o bilionário investidor Morris Kahn para o esforço. O projeto arrecadou 95 milhões de dólares, apesar das restrições de concorrência do Google, que limitavam o apoio governamental ao projeto. Outros doadores foram: Miriam e Sheldon Adelson, Sami Sagol, Lynn Schusterman, Stephen Grand, Sylvan Adams e o público em geral por meio de um projeto de crowdfunding.
A espaçonave Beresheet foi lançada em fevereiro de 2019, mas em vez de aterrissar com segurança, ela caiu na Lua em abril, portanto, tecnicamente, a missão não foi bem-sucedida. No entanto, a organização definiu seu papel principal desde o início como educacional, e, assim, foi muito bem-sucedida. Suas atividades foram amplamente analisadas e ela tem conduzido milhares de atividades em escolas, despertando o interesse das crianças pelo espaço. Israel foi o sétimo país a conseguir levar uma espaçonave até a Lua.
Pouco depois da queda, foi anunciado que haveria outro projeto para enviar uma sonda à Lua, com um orçamento semelhante. No entanto, em junho de 2019, Maurice Kahn anunciou que não apoiaria o projeto. Contudo, o projeto recebeu apoio do Ministério da Ciência, da Fundação da Família Blavatnik e agora também da Agência Espacial de Israel. Em 2021, foi anunciado que 70 milhões de dólares foram arrecadados para a missão.
Quando a SpaceIL foi lançada, havia pouco interesse em pousar na Lua, e as agências espaciais estavam mais focadas em outras missões, incluindo alcançar Marte. Desde então, o interesse pela Lua ressurgiu, tanto por agências espaciais governamentais quanto civis, em parte devido à competição científica e militar entre os EUA e seus 53 parceiros no projeto Artemis e a China e a Rússia, que não são parceiros no projeto.
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário