O 'Aerospace Safety Advisory Panel (ASAP) Pede Que a NASA Reavalie os Objetivos da Missão Artemis Para Reduzir Riscos
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Crédito: NASA
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A NASA afirma que houve "mudanças significativas" no design do veículo da SpaceX para transportar carga de e para o Gateway desde que esse conceito foi apresentado em 2023. |
No dia de ontem (01/02), o portal SpaceNews noticiou que um painel de segurança está pedindo à NASA que reavalie os planos para as próximas Missões Artemis, argumentando que a agência está incluindo objetivos demais em cada missão.
De acordo com a nota do portal, em uma reunião pública do Aerospace Safety Advisory Panel (ASAP) em 30 de janeiro, os membros reiteraram preocupações anteriores sobre o número de objetivos inéditos planejados para a Missão Artemis 3, o primeiro pouso tripulado na Lua da campanha geral, e para missões subsequentes.
"Cada novo marco traz seu próprio risco individual e, à medida que esses riscos se acumulam e se somam, isso só aumenta a postura geral de risco para qualquer missão de voo", disse Bill Bray, membro do painel. "Isso realmente levanta a questão: seria o momento de a agência reavaliar os objetivos atuais da missão e sua abordagem para a Artemis 3 e além, com o objetivo de equilibrar melhor os riscos em todos esses testes de voo?"
O ASAP já havia expressado preocupações anteriormente sobre a quantidade de inovações na Artemis 3, como foi registrado em seu mais recente relatório anual, divulgado no início de 2024. O relatório listou 13 inovações separadas para a missão, em sua maioria relacionadas ao módulo lunar Starship e aos novos trajes espaciais sendo desenvolvidos pela Axiom Space.
Essa lista só aumentou desde então, ele observou, com mudanças no escudo térmico da Orion. A NASA anunciou em dezembro que reformularia o material Avcoat utilizado no escudo térmico para a Artemis 3 e missões posteriores, a fim de evitar a erosão do escudo térmico observada na reentrada da Artemis 1.
Essas preocupações vão além da Artemis 3, disse Bray, com missões posteriores incorporando o Gateway lunar, o módulo lunar tripulado Blue Moon e um rover lunar. "Cada um desses elementos em desenvolvimento e entrega exige uma execução do programa praticamente perfeita, com um conjunto complexo de testes e marcos, e, francamente, há muito pouco espaço para falhas."
Problemas com um único elemento-chave, concluiu, "resultarão em atrasos contínuos no lançamento e uma cadência irregular e errática de voos de missão", um problema que o ASAP também já havia destacado anteriormente. Isso também cria "uma postura de risco aumentada" para as missões Artemis.
Bray disse que o ASAP discutiu o problema com Amit Kshatriya, administrador adjunto do escritório do programa Moon to Mars da NASA, em reuniões recentes. O painel instou a NASA a "tratar cada lançamento como um objetivo de teste, como no programa Apollo, com objetivos de teste claros que poderiam ser equilibrados em todos os eventos de lançamento" e garantir uma cadência mais regular das missões.
Ele não revelou a resposta da NASA a essas preocupações, mas disse que o ASAP continuará pressionando a NASA para reexaminar seus planos de missão Artemis "e considerar a realocação dos objetivos de teste para alcançar uma cadência de lançamento mais regular, com uma exposição ao risco mais equilibrada."
Progresso do Gateway e do HLS
A reunião do ASAP ocorreu um dia depois de um painel na conferência SpaceCom sobre aspectos da campanha de exploração lunar Artemis da NASA. Isso incluiu algumas mudanças nos aspectos da arquitetura geral, embora não em resposta às preocupações do ASAP.
Mark Wiese, gerente do programa de Logística Espacial Profunda da NASA, disse que a agência deu, como estava planejado, à SpaceX uma autorização para prosseguir com a primeira missão do programa Gateway Logistics Services no final de 2023. A SpaceX recebeu um contrato em 2020 para transportar carga de e para o Gateway usando o Dragon XL, uma versão de sua nave de carga Dragon.
"Passamos o ano todo trabalhando de forma muito colaborativa com a SpaceX", disse ele, mas observou que as necessidades logísticas do Gateway "evoluíram" desde que o contrato foi firmado, criando restrições não especificadas.
Isso resultou em mudanças na abordagem da SpaceX para entregar carga. "Eles estão começando a reconfigurar sua arquitetura", disse Wiese, com a agência nas fases finais de uma modificação contratual. "Vou deixar para eles revelarem algumas das mudanças que estão por vir, mas trabalhamos em algumas mudanças significativas no que esse módulo de logística e nave logística se parecem."
A SpaceX não divulgou nenhuma mudança em sua arquitetura da nave Dragon XL e disse pouco publicamente sobre o programa. Wiese disse que a NASA e a SpaceX estão trabalhando em direção a uma revisão dos requisitos do sistema ainda este ano como parte dos planos para uma missão inicial para apoiar a Artemis 4, a primeira missão tripulada ao Gateway, atualmente programada para 2028.
No mesmo painel, Kent Chojnacki, gerente adjunto do programa Human Landing System (HLS) da NASA, disse que tanto a Blue Origin quanto a SpaceX estão fazendo bom progresso em seus contratos para desenvolver módulos lunares tripulados.
"A SpaceX não tem vergonha de divulgar seu sucesso", disse ele, referindo-se à série de voos de teste do Starship/Super Heavy. "As demonstrações de voo que eles têm feito têm sido fenomenais." Ele acrescentou que a empresa tem feito progressos em outros aspectos do design do Starship HLS, como testes da eclusa de ar e elevador do Starship com tripulações usando protótipos dos trajes espaciais lunares da Axiom.
O mesmo se aplica à Blue Origin, disse ele, observando tanto o lançamento bem-sucedido do foguete New Glenn da empresa em janeiro quanto os testes das pernas de pouso para o módulo lunar Blue Moon.
Para o ano seguinte, Chojnacki disse após o painel que um marco importante será uma demonstração de transferência de propulsor no espaço pela SpaceX, uma tecnologia chave necessária para enviar o Starship à Lua. "Eles nos mostraram um plano para chegar a uma transferência de propulsor este ano", disse ele, um cronograma que pode ser afetado pela anomalia do Starship em seu mais recente voo de teste em 16 de janeiro.
Para a Blue Origin, um marco importante será uma revisão crítica do design do Blue Moon. "A Blue parece mais com a NASA, pois fazemos muito design e desenvolvimento primeiro, depois construímos muitos componentes e os testamos", disse ele. "A SpaceX é um pouco diferente."
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