IAE e Mectron Iniciam Ensaios das R. Elétricas do SARA

Olá leitor!

Em primeiro lugar desejo a você, sua família e amigos um grande ano de 2011, cheio de realizações e esperamos que esse ano o PEB possa seguir o caminho de desenvolvimento já seguindo há algum tempo no Brasil pelas ciências correlatas. Dando início as notícias deste novo ano, segue abaixo uma nota postada ainda no dia (29/12/2010) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), destacando que a empresa MECTRON e o IAE iniciaram em dezembro os ensaios de qualificação dos equipamentos das redes elétricas do SARA Suborbital.

Duda Falcão

IAE e Mectron Iniciam Qualificação das
Redes Elétricas do SARA Suborbital

29/12/2010

A empresa MECTRON, em conjunto com o IAE, iniciou, em dezembro, os ensaios de qualificação dos equipamentos das Redes Elétrica do Sara Suborbital, sendo concluídos, até o momento, todos os ensaios de vibração dos diversos computadores da Rede de Controle.

O trabalho foi realizado pelos funcionários da empresa no shaker da Subdivisão de Ensaios Ambientais da Divisão de Integração e Ensaios do IAE (AIE) e acompanhados pela equipe de ensaios ambientais da AIE.

Após cada tipo de ensaio realizado (sempre nos três eixos do veículo), os equipamentos foram testados quanto a sua funcionalidade. Os ensaios de vibração destinam-se a garantir que os equipamentos desenvolvidos suportem o ambiente dinâmico em vôo do veículo VS 40/Sara Suborbital.

Até o presente momento já foram iniciados os ensaios em câmara térmica que serão concluídos em janeiro. Em seguida serão realizados os ensaios relativos à interferência eletromagnética.

Após a Rede de Controle, o IAE e a MECTRON darão início a qualificação dos equipamentos das demais Redes Elétricas.



Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Pois é leitor, uma grande notícia para aqueles que como eu torcem pelo sucesso desse projeto SARA que se encontra em sua primeira fase de desenvolvimento, ainda suborbital. O sucesso do vôo da SARA Suborbital será algo muito importante para o desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro, não só tecnologicamente falando, mas também na questão de sua imagem perante a sociedade brasileira, como também perante a comunidade espacial internacional. Esperamos e torcemos para que até o final deste novo ano esta cápsula espacial não tripulada brasileira possa realizar seu primeiro vôo de qualificação exitosamente, e quem sabe assim contribuir para um ano cheio de realizações deste importante programa para o Brasil. Avante SARA.

Comentários