ITA Recebe Visita Oficial da Luleå University of Technology

Olá leitor! 
 
Segue abaixo uma interessante nota postada em novembro do ano passado (19/11) no site do “Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)” destacando que este Instituto recebeu uma visita oficial do Prof. Dr. Élcio Jerônimo de Oliveira da ‘Luleå University of Technology (LTU)’, da Suécia, tendo como intuito fortalecer a parceria entre as instituições, além de realizar um ensaio de queima em bancada estática de um motor-foguete movido a propelente híbrido.
 
Brazilian Space
 
NOTÍCIAS
 
ITA Recebe Visita Oficial da Luleå University of Technology
 
Fonte: ITA - Departamento de Propulsão 
Edição: DCS ITA, por Cap Fábio Cox 
Revisão: ACS – DCTA 
Publicado em: 19/11/ 2020 – 15h40min
 
Foto: ITA

No dia 06 de outubro de 2020, esteve presente no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), organização subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), o Prof. Dr. Élcio Jerônimo de Oliveira, em visita oficial da Luleå University of Technology (LTU), localizada na Suécia. A visita teve o intuito de fortalecer a parceria entre as instituições, além de realizar um ensaio de queima em bancada estática de motor-foguete movido a propelente híbrido.
 
Atualmente, o Prof. Élcio Oliveira (LTU) e os professores Leonardo Gouvea e Rene Gonçalves (ITA) desenvolvem pesquisas teóricas e experimentais em conjunto na área de Engenharia Aeroespacial, com foco principal em desenvolvimento, propulsão e lançamento de foguetes.
 
A bancada de ensaios, projetada e construída no ITA pela equipe composta pelos Mestre Paulo Martins, Mestre Kesiany Máxima e Prof. Dr. Leonardo Gouvea, está sediada no Laboratório de Tecnologias de Foguetes (LTF), coordenado pelo Prof. Dr. Leonardo Gouvea, do Departamento de Propulsão. Desenvolvida para auxiliar as aulas experimentais de graduação, esse equipamento pode ser também utilizado para desenvolvimentos de iniciativas como o ITA Rocket Design, iniciativa de alunos de graduação que projetam anualmente foguetes para participar da Intercollegiate Rocket Engineering Competition (IREC), nos EUA, e também para a realização de pesquisas em nível de pós-graduação.
 
Os propelentes utilizados nos ensaios, os grãos combustíveis, foram sintetizados no Laboratório de Materiais Energéticos e Foguetes (LabMEF) do Departamento de Química do ITA, coordenado pelo Prof. Dr. Rene Gonçalves. Formulações inovadoras de propelentes são atualmente propostas e desenvolvidas no LabMEF.
 
Um dos objetivos da visita foi acompanhar o desempenho do motor-foguete do ITA, o qual está sendo replicado na Suécia. Dessa forma, o Prof. Élcio (LTU) acompanhou os preparativos e resultados do ensaio de queima, a fim de levar as informações à sua equipe e continuar o desenvolvimento conjunto da bancada na Suécia.
 
A existência de duas bancadas idênticas nas duas universidades possibilitará um aumento significativo na geração de ensaios e pesquisa, os quais serão compartilhados entre as instituições, com o objetivo estimular a produção de publicações, apresentações em eventos e formação de recursos humanos.
 
“O sucesso da construção da bancada na Luleå University of Technology gerará oportunidades para criação de novos equipamentos, para ensaios em maiores escalas, com o objetivo de projetar e construir um veículo hipersônico sub-orbital” afirmou o Prof. Dr. Élcio de Oliveira.
 
 
Fonte: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) - http://www.ita.br
 
Comentário: Pois é amigos, mesmo não sendo uma notícia tão nova assim, resolvi trazê-la pois é uma clara demonstração do crescimento das atividades espaciais no ‘Instituto Tecnológico de Aeronáutica-ITA’ (inclusive com envolvimento internacional), seja neste caso na área de motores e foguetes, isto desde a criação da equipe 'ITA Rocket Design' desta universidade, seja na área de pequenos satélites, isto desde o desenvolvimento do cubesat AESP-14 e posteriormente o nanosat ITASAT-1, bem como outros projetos já em curso (os nanosats SPORT e ITASAT-2). Vale aqui ainda ressaltar leitores do BS a criação do 'Centro Espacial ITA (CEI)' em janeiro de 2020, e o grande trabalho que o Dr. Luís Eduardo Loures da Costa vem realizando nesta instituição desde que se transferiu do ‘Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)’ para esta universidade. Porém amigos do BS, fico a me perguntar: Diante dos rumos do PEB qual é mesmo o objetivo de se investir na formação de novos profissionais para o setor???? Seria esse preparar profissionais para atuar em outros países ou mesmo em outras áreas???? Pois então amigos quem sabe o Ministro Marcos Pontes possa responder a essa pergunta.

Comentários


  1. 06.02.2000 * Al Lencois Maranhenses
    21.08.2000 * Al Baronesa
    09.12.2000 * BdI Alecrim
    12.05.2002 * BdI Parnamirim F2 Glow-2
    23.11.2002 * Al Piraperna
    01.12.2002 * Al Cumã
    22.08.2003 * F% Al VLS SATEC / UNOSAT 1
    29.09.2004 * Al Cajuana
    19.07.2007 * Al Cumã II
    12.12.2010 * Al MICROG 1A
    13.11.2015 * F Al SARA-Suborbital 1 (Operação São Lourenço)
    07.12.2016 * P Al MICROG 2
    09.12.2018 * Al PSR 01
    -------------------------------------------------------------------------
    Acordo de Salva-Guarda entre BRASIl e U.S.A.
    -------------------------------------------------------------------------
    2019 à 2021 nenhum Foguete Sonda Sub-Orbital foi Lançado ao Espaço pelo BRASIL
    -------------------------------------------------------------------------
    Acordo de Salva-Guarda entre BRASIl e U.S.A.
    -------------------------------------------------------------------------
    é esse Grandioso Presente dos E.U.A. para o Brasil com um Acordo GREGO de " CAVALO de TRÓIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Biden recebe dossiê recomendando suspensão de acordos entre EUA e governo Bolsonaro

      Além do foco ambiental, boa parte do dossiê se dedica a políticas sobre grupos historicamente marginalizados no Brasil como indígenas e quilombolas.

      Sobre os últimos, o texto defende que os EUA reverta a assinatura do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas assinado pelos governos Trump e Bolsonaro, em 2019, permitindo a exploração comercial da Base Espacial de Alcântara, no Maranhão. Como foi assinado, o acordo prevê a remoção de centenas de famílias de quilombolas que vivem na região há quase dois séculos.

      "O governo Biden-Harris deve se colocar de maneira firme contra qualquer desapropriação de terras quilombolas, enquanto se engaja em ações pacíficas colaboração com a Agência Espacial Brasileira em Alcântara", sugere o texto, citando o Tratado do Espaço Sideral, um instrumento multilateral assinado tanto por EUA quanto pelo Brasil

      Segundo o texto do tratado, criado em meados dos anos 1960, em meio à Guerra Fria, iniciativas que envolvam exploração no espaço só podem acontecer a partir de fins pacíficos. "O governo Biden e Harris deve rejeitar firmemente qualquer envolvimento militar na colaboração espacial no Brasil.

      Qualquer colaboração entre os programas espaciais dos EUA e do Brasil deve eliminar o racismo e o legado ambiental destrutivo de Trump e Bolsonaro", prossegue o dossiê.

      O governo Bolsonaro afirma que o acordo de Alcântara estimulará o desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro e poderá gerar investimentos de até R$ 1,5 bilhão na economia nacional.

      O Brasil diz pretender "tornar o Centro Espacial de Alcântara, no Maranhão, competitivo mundialmente e um grande atrativo de recursos para o Brasil no setor espacial"

      >>> Os dados a cima podem ser analisados na íntegra no Canal UOL - Jornal Digital no Link a baixo <<<

      https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2021/02/03/biden-recebe-dossie-recomendando-suspensao-de-acordos-entre-eua-governo-bolsonaro.htm

      Excluir

Postar um comentário