O Perseverance pousou!
Olá, leitor!
Exatamente como foi planejado pela NASA e descrito na nossa matéria anterior ("Perserverance pousa hoje em Marte!"), às 17:36h (horário de Brasília) o rover Perceverance ha NASA pousou na cratera Jezero em Marte. Não há como descrever em poucas palavras o fato de presenciarmos a história sendo feita, além de dizer que o foi planejado e executado hoje pela Agência Espacial Americana, foi FANTÁSTICO!
Acompanhamos o desenrolar dessa façanha alternando entre vários canais no YouTube e grupos em outras mídias sociais, nacionais e internacionais, e, como havíamos previsto, a chegada e pouso do Perseverance em Marte hoje quase "crechou" a Internet.
O canal oficial da NASA tinha mais de 1,5 milhão de pessoas acompanhando e o Everyday Astronaut, do Tim Dodd tinha mais de 57 mil pessoas. Dos canais brasileiros tivemos o Space Today, do Sérgio Sacani, com mais de 45 mil acessos, e outros canais nacionais como o Mensageiro Sideral e o Dobra Espacial na faixa de 2.000 a 5.000 participantes, o que muito expressivo.
Destaco que todos os fizeram um trabalho de ótima qualidade na divulgação científica da exploração espacial, a altura do feito histórico realizado hoje.
Imagem: Representação artística da entrada na atmosfera de Marte e os dados reais da telemetria, início do 7 minutos de terror. (Fonte: JPL/NASA).
Como dito anteriormente, não há o que falar além de tudo ter ocorrido de forma nominal e muito preciso dentro do que estava planejado. Importante destacar que na fase final de descida ao solo usando o skycrane, os sistemas de navegação de referenciamento local e o de identificação de locais viáveis para o pouso funcionaram excepcionalmente bem, levando o rover para um pouso tranquilo na cratera Jezero, exatamente próximo do delta.
Imagem: Representação artística das fases da descida do Perceverance para o solo de Marte e as respectivas telemetrias (Fonte: JPL/NASA).
A comemoração na NASA (no centro de controle da missão no Laboratório de Propulsão a Jato, do inglês JPL - Jet Propulsion Laboratory) e em todos os canais que acompanhamos foi intensa e trouxe consigo um misto de alegria, mas, também, de alívio, pois, por mais que tudo tenha ocorrido bem, sempre existe aquele risco de algo não desejado ocorrer bem na hora do pouco, como, por exemplo, uma tempestade de areia.
As cerejas do bolo da comemoração foram a mensagem enviada pelo Perseverance informando da sua chegada em segurança, acompanhada, logo em seguida, da primeira foto tirada pelo rover em solo marciano.
Parabéns à NASA e ao JPL, suas equipes e a todos os seus parceiros que fizeram parte desse momento histórico!
(Brazilian Space)
Parabens à humanidade. Quando ela quer, consegue realizar feitos incríveis. Dare mighty things!
ResponderExcluir