É hoje! Sonda Hope entra em órbita de Marte!

Olá, leitor!

Hoje, por volta da 12:45h (Horário de Brasilia), a sonda Hope deve entrar em órbita de Marte, iniciando a sua missão de mapeamento do clima atmosférico do planeta vermelho.

Imagem: Bandeira da Missão Hope.

Primeira missão e grande desafio nacional auto determinado pelos Emirados Árabes Unidos (EAU) para marcar as comemorações dos 50 anos da nação árabe, a missão Hope é um (mais um) grande feito do EAU, na busca de sua inserção como referência no setor espacial mundial.

Imagem: Artists' impression of the Hope spacecraft (https://en.wikipedia.org/wiki/Emirates_Mars_Mission)

Chegando a Marte com um velocidade estimada de mais de 120.000 km/h, como a sonda de 1.350 kg não vai utilizar a atmosfera de Marte na sua frenagem, a manobra para desaceleração para uma velocidade de 18.000 a 20.000 km/h e entrada em uma órbita excêntrica em torno do nosso planeta vizinho deve envolver uma queima em direção retrógrada entre 27 e 30 minutos, aproximadamente.

Esse é um momento marcante para a exploração espacial mundial e deve ser complementado nos próximos dias pela chegada da missão chinesa Tianwen-1, que deverá chegar amanhã ou depois de amanhã, e da missão americana Mars 2020 / Perseverance, que deve chegar no 18/02/2021.

Rui Botelho
(Brazilian Space)


Comentários

  1. CHEGADA da SONDA HOPE em MARTE - AO VIVO

    Vamos acompanhar ao Vivo a entrada na Órbita Marciana, da sonda Hope, dos Emirados Árabes Unidos.

    https://www.youtube.com/watch?v=Rfk7PeAgp4s

    ResponderExcluir

Postar um comentário