Amazonia 1 - Evolução da Campanha de Lançamento

Olá leitor!
 
Segue abaixo uma nota postada dia (08/02) no site “Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)” tendo como destaque a evolução da campanha de lançamento do Satélite Amazônia-1 na Índia.
 
Brazilian Space
 
NOTÍCIAS 
 
Amazonia 1 - Evolução da Campanha de Lançamento 
 
Por INPE
Publicado: Fev 08, 2021 
 
São José dos Campos-SP, 08 de fevereiro de 2021 
 
Na primeira semana de fevereiro de 2021, a equipe técnica do INPE concluiu as atividades exclusivas do satélite Amazonia 1 na base de lançamento de SHAR, em Sriharikota na Índia. A fase de atividades exclusivas e a integração com o sistema de separação foi realizada no laboratório chamado SP 1 B (Satellite Preparation 1 B). A partir deste estágio, as atividades devem ser realizadas no laboratório chamado, SP 2 B (Satellite Preparation 2 B) e finalmente, na torre de lançamento (SP 3). No laboratório SP 2 B, serão realizadas as atividades de verificação de estanqueidade, enchimento do tanque de combustível e integração com o quarto estágio do PSLV. No dia 05 de fevereiro de 2021, o Amazonia 1 foi transportado do SP 1B para o SP 2 B. Embora a distância entre os dois prédios seja de aproximadamente 7 km, o transporte levou cerca de 90 minutos. Isso foi necessário para cumprir os requisitos de transporte do Amazonia 1 e também os protocolos de segurança da base de SHAR. O Amazonia 1 já foi ligado no SP 2 B e foi verificado que se encontra em perfeitas condições para prosseguir com o cronograma de atividades. Dessa forma, até o momento, todas as atividades planejadas estão sendo executadas conforme o cronograma e concluídas com sucesso e o Amazonia 1 segue seu caminho rumo ao lançamento, no dia 28 de fevereiro de 2021.
 
Figura 1 – Amazonia integrado com o sistema de separação e sendo colocado no container.

Figura 2 – Amazonia 1 sendo transportado para o SP 2 B.


Fonte: Instituto nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) - http://www.inpe.br
 
Comentário: Pois é leitor, faltam pouco mais de 17 dias para o lançamento deste satélite. Avante Amazonia-1, o BS esta na torcida.

Comentários

  1. Creio que estamos todos esperançosos por ver este feito da tecnologia nacional trabalhando, após o difícil caminho percorrido.

    ResponderExcluir

Postar um comentário