Hope está na órbita de Marte!

Olá, leitor!

É com grande alegria que informamos que, por volta das 13:14h (horário de Brasília) a sonda Hope, dos Emirados Árabes Unidos (EAU), conseguiu terminar a sua manobra de desaceleração, entrando em uma órbita excêntrica de ~0,9627 (de ~930 km de periastro por ~49.000 km de apoastro) em torno de Marte.

Imagem: https://www.emiratesmarsmission.ae/gallery/infographics/1

A operação para a colocação da sonda dos EAU iniciou-se por volta 12:45h (horário de Brasília) e, conforme o previsto, demorou pouco mais de 29 minutos, com a desaceleração da espaçonave de uma velocidade estimada de 120.000 km/h para algo entre 18.000 km e 20.000 km. Para realizar essa desaceleração, a Hope posicionou os seus seis propulsores (thrusters) principais em direção retrógrada e os disparou em potência máxima, 14 minutos antes de chegar ao ponto de manobra (periastro da trajetória de inserção transmarciana), completando o tempo de queima total previsto até ser capturada pela gravidade de Marte.

A sonda que tinha massa total de 1.350 kg no seu lançamento, dos quais, 800 kg eram do monopropelente hidrazina, gastou nessa manobra um pouco mais da metade desse combustível, devendo estar agora com cerca de 850 kg de massa total (300 de combustível e 550 da sua estrutura e equipamentos).

Momentos de suspense

Momento crítico da missão, caso a manobra não tivesse sido executada corretamente por alguma falha, a sonda não seria capturada pela gravidade do planeta vermelho e sofreria uma assistência gravitacional do do mesmo que a  "estilingaria" (slingshot) para o espaço profundo.

Como em uma cena de filme, depois de um suspense de arrepiar qualquer um, provocado por uma perda de comunicação do centro de controle da missão com a sonda, a  mensagem de confirmação enviada pela Hope de que a manobra havia sido realizada chegou com um atraso de poucos minutos, que mais pareceram horas para todos que acompanhavam a transmissão da Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos.

Próximos passos

Agora que já se encontra na órbita de Marte, a Hope deve executar outras manobras para começar a realizar a sua missão usando os dois espectrômetro (um na faixa do ultravioleta e o outro na faixa do infravermelho), além é claro do seu imageador que pode ser utilizado a qualquer momento para transmitir uma primeira imagem orbital.

Imagem: https://en.wikipedia.org/wiki/Emirates_Mars_Mission#/media/File:Animation_of_Emirates_Mars_Mission_around_Mars.gif

As novas manobras devem colocar a sonda em uma órbita final de ~20.000 km por ~40.000 km.

A comunidade espacial aguarda ansiosa pelas primeiras imagens e pelos dados que a Hope vai gerar sobre a atmosfera de Marte durante os próximos 2 anos.

Rui Botelho
(Brazilian Space)

Comentários

  1. Olá leitores do BS!

    Pois é, parabéns aos arabes, fizeram por onde. Enquanto isso, na República das Bananas, a sua Agência Espacial de Brinquedo (AEB) continua conduzindo o PEB como bem tem b
    denunciando o Prof Rui Botelho em seus últimos artigos. Infelizmente amigos leitores do BS estamos caminhando para mais uma década perdida, e com ela a última chance de nos tornarmos um player significativo neste setor. Lamentável.

    Duda Falcão

    ResponderExcluir

Postar um comentário