Missão Tianwen-1 entra em órbita de Marte!

Olá, leitor!

Enquanto preparávamos e publicávamos a matéria anterior "Tianwen-1: Missão Chinesa deve chegar a Marte hoje", a operação para a entrada em órbita da missão já estava em andamento e, apesar da nossa tentativa de acompanhar simultaneamente a mesma, infelizmente, como havíamos previsto, as informações fornecidas pela China tinham um delay altíssimo (pelos filtros impostos pelas autoridades chinesas) e muitas vezes se limitaram a uma tela com a imagem do fluxo de dados do link de comunicação entre as estações na Terra com a espaçonave.

Imagem: Post CGTN on Twitter

Como já se esperava, algo muito diferente do que os Emirados Árabes Unidos firam ontem, com todo mundo fazendo parte, sofrendo e sorrindo com cada informação amplamente divulgada pelas autoridades do país árabe.

Críticas a parte, o resultado da manobra para entrada da Tianwen-1 em órbita de Marte foi um sucesso e isso faz da China o 6o país / ente do mundo a conseguir essa façanha, ao lado dos Estados Unidos, Russia, União Europeia / ESA, India e EAU.

Para tanto, por volta da 9:52h (horário de Brasília) a espaçonave realizou uma queima de quase 15 minutos de seu motor principal, permitindo que a espaçonave de cinco toneladas diminuísse a velocidade e fosse capturada pela gravidade de Marte, entrando inicialmente em uma órbita equatorial excêntrica de 400 km por 180.000 km.

Muito mais complexa, além de ser o produto de um programa espacial muito mais robusto e tradicional do que a missão (composta somente pela sonda Hope) e o programa espacial dos EAU, a missão chinesa é um "pacote completo", ou seja, é composta de um orbitador (orbiter), um pousador (lander) e um veículo explorador de solo (rover), o que torna a missão muito mais complexa e ambiciosa que a do país árabe.

Posteriormente, a espaçonave vai realizar manobras para mudar a sua inclinação para uma órbita polar, na qual o orbitador permanecerá durante todo o tem da missão. Quando estiver posicionada nessa órbita polar a espaçonave ira mapear possíveis locais para a descida do lander e do rover (que só deve ocorrer em maio deste ano), dentro da região denominada Utopia Planitia.

Na verdade, com a Tianwen-1, a China será o 6o país a enviar uma missão para Marte com sucesso e caso o lander consiga entregar o rover no solo marciano, a China será o 2o país a realizar tal feito, além dos Estados Unidos da América (EUA).

A Tianwen-1 foi projetado para coletar uma série de dados da órbita e da superfície marciana, possuindo com um total de 13 cargas úteis científicas para estudar a morfologia e topografia marciana, estudar o regolito de superfície do planeta, estudar a composição da superfície materiais e as características da ionosfera, clima, meio ambiente e campo magnético e pesquisar água gelada com radares.

Caso o leitor queira conhecer um pouco mais sobre a Tianwen-1 e as demais missões em Marte, sugiro que escute o Episódio 2 do Podcast Espacial Brasileiro. o PEB, que está disponível no seguinte link: PEB #2 - Missões para Marte: Hope, Tianwen-1 e rover Perseverance.

Imagem: PEB #2 (Clique na imagem para ouvir)

Rui Botelho 
(Brazilian Space)

Comentários