Missão Chinesa Tianwen-1 Se Prepara Para Iniciar Observações do Local de Pouso

Olá leitor!
 
Segue abaixo uma notícia postado dia (24/02) no site “Canaltech” destacando que a Missão Chinesa Tianwen-1 se prepara para iniciar observações do local de pouso.
 
Brazilian Space
 
HOME - CIÊNCIA – ESPAÇO
 
Missão Chinesa Tianwen-1 Se Prepara Para Iniciar Observações do Local de Pouso 
 
Por Danielle Cassita
Fonte: CNSA
24 de Fevereiro de 2021 às 13h40
 
No início de fevereiro, a missão Tianwen-1, da China, entrou na órbita de Marte. Agora, de acordo com informações da agência espacial chinesa China National Space Administration (CNSA), a nave entrou na órbita de espera nesta quarta-feira (24), onde vai ficar por cerca de três meses antes de liberar a cápsula de pouso que contém o rover.
 
 
 
 
A nave acaba de entrar em uma etapa crucial nesta que é a primeira missão de exploração interplanetária da China, e executou sua manobra de desaceleração durante a manhã de quarta-feira (24), no horário local. Depois, a nave se moveu na órbita e, nos próximos meses, as cargas úteis no orbitador serão ativadas para realizar algumas atividades científicas, além de observar e analisar as formações geológicas e o clima no local de pouso.
 
 
A missão já voou por 215 dias e se deslocou por mais de 470 milhões de quilômetros em sua jornada; no momento, está a 212 milhões de quilômetros de distância da Terra. A China deverá pousar seu rover em uma área da Utopia Planitia, que foi também onde o lander Viking 2, da NASA, desceu em 1976. Trata-se de uma área relativamente segura para o pouso porque é plana e suave, apesar de possuir algumas crateras e fendas.
 
Esta será uma etapa complexa da missão e, além disso, a taxa histórica das tentativas já feitas aponta para apenas 50% de sucesso nesse tipo de pouso. O rover, que ainda não tem nome, é alimentado por energia solar, tem o tamanho de um carrinho de golf e irá coletar dados sobre a presença de água subterrânea no planeta, além de buscar evidências da possível ocorrência de formas de vida microscópicas no passado de Marte. Se tudo correr bem, a China poderá se tornar o segundo país a pousar um robô por lá, seguida apenas pelos Estados Unidos, que já pousaram cinco rovers em Marte desde 1997.
 
A Tianwen-1 foi uma das três missões lançadas em julho do ano passado para aproveitar o período de maior proximidade entre Marte e a Terra, o que permite economia de combustível. A primeira a chegar ao planeta foi a missão árabe Hope Mars, com a Tianwen-1 sendo a próxima e a Mars 2020, da NASA, sendo a terceira a alcançar Marte em 2021. A Tianwen-1 é a missão mais ambiciosa já feita pelo programa espacial chinês, que também tem objetivos ambiciosos como o estabelecimento de uma estação lunar tripulada em 2022.
 
 
Fonte: Site Canaltech -  https://canaltech.com.br

Comentários