Perserverance pousa hoje em Marte!

Olá, leitor!

É hoje o dia tão esperado! O dia em que a Missão Mars 2020 da NASA chega a Marte!

Imagem: Mars / Perseverance (Fonte: NASA)

A missão que tem como principal componente o rover Perseverance, completa a sua jornada de aproximadamente 480 milhões de quilômetros até Marte nesta quinta-feira, 18 de fevereiro, por volta da 17:00h (horário de Brasília) / 3:00 p.m. (EST) / 20:00h (ERT / UT).

Além da própria jornada desafiadora até o Planeta Vermelho, diferentemente da sonda chinesa, que já se encontra na órbita de Marte, e que também tem um rover, mas que só pousará em maio, o Perceverance já chega ao destino passando por uma prova de fogo, pois precisa sobreviver à angustiante fase final de "Entrada, Descida e Pouso" na atmosfera marciana, conhecida popularmente como "Os sete minutos de terror".

Imagem: Mars 2020 (Autor: Desconhecido).

Na subfase final de Descida e na subfase de Pouso, já dentro da atmosfera de Marte, o rover será conduzido por um sistema de descida chamado sky crane, que, usando retrofoguetes para planar sobre a superfície do planeta, irá identificar o melhor lugar para pousar o Perseverance.

Imagem: Sky crane / Perserverance (Autor: Desconhecido).

Só então o maior, mais pesado e mais sofisticado veículo espacial geólogo robótico  de seis rodas já lançado ao espaço poderá procurar na cratera Jezero por sinais de vida antiga e coletar amostras que eventualmente serão devolvidas à Terra.

Imagem: Perserverance (Autor: Desconhecido).

Com câmeras e microfones que vão transmitir as partes dessa epopéia para os espectadores de todo mundo, diferentemente da pouco divulgada Missão Tianwen-1 da China e muito maior que a cobertura da Missão Hope dos Emirados Árabes Unidos (EAU), a transmissão da NASA vai ser um dos maiores espetáculos da história da humanidade e vai deixar a internet sobrecarregada com tantas lives e publicações em mídias sociais.

Veja abaixo a tabela de eventos (Atenção 19:15h ERT - UT ou 11:15h ERT - PT <=> 16:15h (Horário de Brasília)):

Tabela: Eventos da chegada do Perserverance em Marte (Fonte: Homem do Espaço - Grupo / Agredecimentos: Juan Salvadori).

Desejamos que o Perseverance chegue bem ao solo de Marte e deixamos aqui a dica do Episódio 2 do Podcast Espacial Brasileiro (PEB), caso o leitor queira conhecer um pouco mais sobre a Mars 2020 / Perseverance e as demais missões em Marte, que está disponível no seguinte link: PEB #2 - Missões para Marte: Hope, Tianwen-1 e rover Perseverance.

Imagem: PEB #2 (Clique na imagem para ouvir)

Go Perseverance!


Rui Botelho
(Brazilian Space)

Comentários