Tianwen-1: Missão Chinesa deve chegar a Marte hoje

Olá, leitor!

Seguindo a agenda de eventos históricos para a exploração espacial, hoje, 10 de fevereiro de 2021, a missão chinesa Tianwen-1 deve chegar a Marte e entrar em órbita do planeta vermelho, assim como fez a sonda Hope, dos Emirados Árabes Unidos (EAU), ontem.

Imagem: Logo da missão Tianwen-1 (https://en.wikipedia.org/wiki/Tianwen-1#/media/File:China_Mars_Exploration_Mission_Logo-2.png)

Muito mais complexa, além de ser o produto de um programa espacial muito mais robusto e tradicional do que a missão (composta somente pela sonda Hope) e o programa espacial dos EAU, a missão chinesa é um "pacote completo", ou seja, é composta de um orbitador (orbiter), um pousador (lander) e um veículo explorador de solo (rover), o que torna a missão muito mais complexa e ambiciosa que a do país árabe.

Na verdade, com a Tianwen-1, a China será o 6o país a enviar uma missão para Marte com sucesso (pois acreditamos e esperamos que tudo ocorrerá bem), porém, caso o lander consiga entregar o rover no solo marciano (o que deverá ocorrer somente em abril ou maio deste ano), a China será o único país a realizar tal feito, além dos Estados Unidos da América (EUA), é claro.

Isso demonstra claramente a capacidade e o avanço da China em suas ambições de rivalizar com os EUA em todas as dimensões de projeção de poder, com foco no projeto chinês de se tornar a potência hegemônica até 2050.

Por outro lado, outra diferença da missão chinesa para a missão dos Emirados e a própria missão Mars 2020/Perseverance dos EUA, que deve chegar a Marte no dia 18/02/2021, é o sigilo e pouca divulgação de informações, como o horário previsto da chegada ou se haverá algum tipo de transmissão ao vivo desse grande momento.

Pela tradição de comunicação dos chineses, esse tipo de transmissão só ocorre depois que tudo deu certo. 

Com isso perde-se um pouco o brilho e a visibilidade do evento, mas essa não é uma prioridade de marketing da China, que, na verdade, está mais preocupada em ter o controle da informação e de como divulgar e capitalizar isso internamente ou internacionalmente, evitando situações de potencial frustração, caso as coisas não ocorram como o esperado.

Aguardaremos mais informações para divulgarmos aqui para o leitor.

Caso o leitor queira conhecer um pouco mais sobre a Tianwen-1 e as demais missões em Marte, sugiro que escute o Episódio 2 do Podcast Espacial Brasileiro. o PEB, que está disponível no seguinte link: PEB #2 - Missões para Marte: Hope, Tianwen-1 e rover Perseverance.

Imagem: PEB #2 (Clique na imagem para ouvir)

Rui Botelho
(Brazilian Space)


Comentários