SpaceX perde o booster do lançamento desta madrugada

Olá, leitor!

A SpaceX perdeu o booster do lançamento desta madrugada. A missão de lançamento de mais 60 satélites da constelação Starlink, realizada na madrugada de ontem (15/02/2021) para hoje (16/02/2021), ocorria de modo nominal quando o booster do primeiro estágio explodiu no mar ao tentar pousar na balsa-drone de pouso e recuperação de boosters "Of Course I Still Love You" (OCISLY).

Imagem: OCISLY (Fonte: SpaceX)


Vídeo: Lançamento F9 / Starlink (Fonte: SpaceX)

As informações ainda estão desencontradas, mas uma primeira versão alegava que a presença de gaivotas voando / pousadas sobre a plataforma teria ativado um sistema de segurança que teria supostamente desviado o booster para o mar para evitar um acidente ambiental, com a possível incineração dos pássaros pela queima final (suicide burn) dos motores na hora do pouso.

Vídeo: OCISLY / 2o Estágio (Fonte: SpaceX)

Depois de algumas polêmicas, piadas e memes (a internet não perdoa) uma outra versão surgiu da análise das imagens da reentrada do booster. Nesse processo de análise, identificou-se uma queima anormal na primeira queima de reentrada (reentry burn), que indica que um dos motores ficou mais tempo ligado do que o normal.

Seguindo essa linha, o booster teria pouco combustível para pousar na OCISLY e, com a iminente perda do estágio, o sistema do controle do foguete teria desviado o mesmo para o mar para não causar danos também na balsa.

Polêmicas a parte, faz mais de um ano e meio que a SpaceX não perde um booster. O último acidente foi em julho de 2019.

O acidente não interferiu na missão de posicionamento dos satélites da Starlink, que ocorreu dentro da normalidade.

Vídeo: Deploy Starlinks (Fonte: SpaceX)

Brazilian Space

Comentários