Base de Alcântara Deve Começar a Lançar Orbitais no Fim Deste Ano

Olá leitor!
 
Segue abaixo uma notícia postada hoje (28/02) no site da ‘Agência Brasil’ destacando que a Base de Alcântara deve começar a lançar voos orbitais no final deste ano.
 
Brazilian Space
 
GERAL
 
Base de Alcântara Deve Começar a Lançar Orbitais no Fim Deste Ano
 
Nove empresas já enviaram propostas; quatro são brasileiras
 
Por Claudia Felczak
Repórter da Agência Brasil – Brasília
Edição: Valéria Aguiar
Publicado em 28/02/2021 - 08:57
 
@Valter Campanato / Agência Brasil

Se por um lado o Brasil ainda depende de países como a Índia para o lançamento de satélites mais robustos, como o Amazônia 1, por outro nosso país está pronto para começar a lançar pequenos orbitais, a partir da Base de Alcântara, no Maranhão.  Nove empresas já enviaram propostas para operar em Alcântara. Quatro delas são brasileiras. A operação pode começar já no fim deste ano. 
 
De acordo com o presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura, a operação só será possível graças à assinatura, em 2019, de um Acordo de Salvaguardas Tecnológicas com os Estados Unidos, que contém cláusulas para proteger a tecnologia norte-americana. Segundo ele, essas cláusulas são importantes pois cerca de 90% dos satélites do mundo utilizam tecnologia americana. “Assim, o Brasil entra no grupo seleto de países que conseguem por um satélite em órbita”, diz. Para Moura, a operação em Alcântara será um marco: “É o desenvolvimento de um setor econômico muito forte aqui no Brasil”.
 
Moura também abordou outros assuntos como a participação do Brasil no projeto Ártemis – para levar astronautas até a Lua – e as parcerias com universidades brasileiras. A entrevista completa você confere no Brasil em Pauta desse domingo, que vai ao ar na TV Brasil às 19h30.

 
Fonte: Site da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br 
 
Comentário: Bom leitor, das três uma, ou essa matéria foi muito mal formulada (a autora estaria se referindo erroneamente a voos suborbitais) ou se refere a lançamentos com foguetes lançados de aviões, ou a nossa Agencia Espacial de Brinquedo (AEB) tem escondido na manga algo muito difícil de acreditar. Em outras palavras, será que o presidente deste órgão fajuto estaria jogando palavras ao vento??? Não sei... Afinal amigo leitor, fora o lançamento partindo de aviões, isto só seria possível neste momento para voos orbitais de Alcântara através da Torre de Lançamento do VLM-1 (a mesma da foto acima), e para tanto, necessitaria um tempo para devida adaptação de todo o sistema para o foguete lançador. Sugiro que assistam na TV Brasil na noite de hoje a tal entrevista com este senhor, mas não gere grande expectativas.

Comentários

  1. Agora sim acredito que o Programa Espacial Brasileiro decole, não à partir do ridiculo projeto cyclone do desgoverno petista, mas sim de parcerias com a iniciativa privada, o que na verdade será a realidade daqui pra frente nos programas espaciais mundo à fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esperança é última que morre, não é colega?

      Mas olha, deixa eu te dar um spoiler: não vai decolar... Primeiro pq PEB é capenga e nem veículo lançador completo nós temos. Segundo pq transportar foguetes pequenos não faz sentido economicamente e as bases pra eles não precisam de grande investimento - por ex, a Suécia usa foguetes brasileiros do tipo VSB para experimentos de microgravidade (só carregam 380kg e tem apogeu baixo, de 270 km). E terceiro pq com a revolução dos foguetes reutilizáveis o custo caiu enormemente, logo não faz NENHUM sentido ter grandes lançamentos em Alcântara.

      Começa por esses aqui:

      https://tecnoblog.net/meiobit/380649/spacex-nao-vai-vir-ao-brasil-ninguem-importante-quer-base-de-alcantara-para-lancar-foguete/
      https://www1.tecnoblog.net/meiobit/2016/brasil-estaria-tentando-reatar-o-acordo-da-base-de-alcantara-com-os-estados-unidos/

      Excluir

Postar um comentário