Lançamento Satélite Amazonia 1

Olá leitor!
 
Segue abaixo uma nota postada dia (03/02) no site “Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)” tendo como destaque o lançamento do Satélite Amazônia-1 na Índia.
 
Brazilian Space
 
NOTÍCIAS
 
Lançamento Satélite Amazonia 1 
 
Por INPE
Publicado: Fev 03, 2021
 
São José dos Campos-SP, 03 de fevereiro de 2021
 
Lançamento em 28 de fevereiro 2021. Centro de Lançamento Sriharikota, na Índia.
 
O satélite Amazonia 1, primeiro satélite de observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil. É um desenvolvimento coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e conduzido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI).
 
O lançamento será no próximo dia 28 de fevereiro, às 10h24 da manhã, horário local da Índia - à 01h54 da manhã no Brasil.
 
Montagem, Integração e Testes do Amazonia 1 
 
As atividades de montagem, integração e testes (AIT) do satélite Amazonia 1 foram realizadas no Laboratório de Integração e Testes (LIT) situado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) de São José Campos / SP - Brasil. Após as atividades de AIT os módulos de serviço e de carga útil do satélite foram separados, acondicionados em seus containers e transportados para as instalações da base de lançamento em Sriharikota, Índia.
 
Os containers com o satélite e seus equipamentos foram levados para o Prédio de Preparação de Satélites da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (Indian Space Research Organization - ISRO). Os containers foram abertos e seu conteúdo inspecionado pela equipe. Em seguida, foram montados os equipamentos de teste e suporte, mecânicos e elétricos, tanto na Sala de Integração (área limpa), como na Sala de Controle do satélite.
 
Nas instalações da ISRO seus módulos foram acoplados e o satélite foi integrado ao sistema de separação do veículo lançador PSLV-C51 (foto abaixo).



Fonte: Instituto nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) - http://www.inpe.br 
 
Comentário: Sensacional leitor, está chegando o momento, avante Amazonia-1, o BS esta na torcida. Lembrando aos nossos leitores que esse ano o NanosatC-Br2 também deverá ser lançado ao espaço e talvez também o nanosat Sport.

Comentários