Editor do Brazilian Space é convidado e passa a integrar o Conselho de Usuários de Serviços Públicos da Controladoria-Geral da União

Olá, leitor!

É com grande satisfação que informamos que fomos convidados pela Controladoria-Geral da União (CGU) e já estamos integrados como Membro do Conselho de Usuários de Serviços Públicos da Controladoria-Geral da União (CGU), o qual tem por objetivo servir como uma ligação mais próxima entre o usuário de serviços públicos e os Órgão da Administração Pública Federal (APF) que prestam serviços à sociedade, tais como: Acesso à informação, Serviços de Utilidade Pública, Serviços Especializados, entre outros.

Imagem: Divulgação e-mail convite CGU.

O convite partiu da própria CGU que identificou entre os perfis de usuários do sistema Fala.Br, aqueles cadastrados com maior participação em determinadas áreas e serviços do Gov.Br, convidando-os, dentre eles o nosso, para participar desse processo. 

Apesar da identificação e seleção de perfis ter sido vinculada a maior participação dos selecionados em determinadas áreas, o portal do Conselho de Usuários permite que o Membro do Conselho se cadastre para representar a sociedade perante os Órgão/Entidades governamentais que este desejar.

Assim, considerando o foco que temos no Programa Espacial Brasileiro (PEB), nos cadastramos somente como Conselheiro da AEB e do Serviço "Acessar informações de órgãos públicos".

Imagem: Recorte de Tela do Portal Conselho de Usuários de Serviços Públicos / CGU (Todos os Direitos Reservados).

Com experiência negativa que estamos tendo com a AEB na questão da transparência e acesso à informação, já apresentamos uma proposta de melhoria para que o serviço "Acessar informações de órgãos públicos" seja individualizado por cada Órgão, de modo a melhor qualificar aqueles entes mais transparentes e receptivos a transparência daqueles que insistem em se manter opacos perante a sociedade.

Se você quiser apoiar essa sugestão clique no link abaixo, se cadastre no gov.br  e curta a nossa primeira proposta: 


Outra ferramenta muito interessante do Portal do Conselho de Usuários é a possibilidade de criar enquetes sobre os serviços e prestação de contas de informações dos Órgãos Públicos para a sociedade. Nesse sentido, estamos preparando uma primeira enquete sobre transparência e demonstração de efetividade nos gastos públicos na AEB, aguardem.

Rui Botelho
(Brazilian Space)


Comentários

  1. Prezado, Professor Rui,

    Parabéns pelo convite. Essa é uma nova forma de governança e participação que só tende a aumentar.
    Os quistos, enclaves e clubinhos estão com os dias contados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gustavo!

      Essa nova forma de participação deve ajudar muito aos entes governamentais a se aproximar da sociedade e vide-versa. Mas precisamos que o cidadão se cadastra como usuário de serviços e que ajudem a contribuir com as propostas, enquetes e avaliações dos órgãos de governo.

      Aguardo a sua ajuda por lá também!

      Abraço

      Excluir
  2. Parabéns Prof. Rui Botelho!

    Esta é mais uma prova de que fiz a escolha certa quando lhe passei a edição do BS.

    Duda Falcão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Duda! Você é o nosso Editor-Emérito e o nosso referencial na luta or um PEB melhor!

      No entanto, não adianta eu estar lá se o cidadão e os formadores de opinião não estiverem. Precisamos que o cidadão se cadastre como usuário de serviços e que ajudem a contribuir com as propostas, enquetes e avaliações dos órgãos de governo.

      Aguardo a sua ajuda por lá também!

      Abraço

      Excluir
  3. vamos espalhar notícias sempre e sempre dessa ferramenta que se abre, chega de enclaves feudais e de castas de servidores e organismos autossuficientes e auto -regulatórios que acham que nós sociedade somos seus vassalos e que eles é que nos prestam favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz Chaves! Você como sempre muito participativo aqui no BS! Obrigado pelo apoio!

      No entanto, não adianta eu estar lá se o cidadão e os formadores de opinião não estiverem. Precisamos que o cidadão se cadastre como usuário de serviços e que ajudem a contribuir com as propostas, enquetes e avaliações dos órgãos de governo.

      Aguardo a sua ajuda por lá também!

      Abraço

      Excluir

Postar um comentário