Nanossatélite ITASAT Seria Lançado Nesta Quarta-Feira (28) dos EUA

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (27/11), no site da Força Aérea Brasileira (FAB), informado que o Nanosatélite ITASAT-1 seria lançado no dia de hoje (28/11) dos EUA.

Duda Falcão

ESPAÇO

Nanossatélite ITASAT Será Lançado
Nesta Quarta-Feira (28)

Este é o primeiro satélite brasileiro a levar a bordo o software
de controle de atitude totalmente projetado no Brasil

Por Assessoria de Imprensa
Revisão: Capitão Landenberger
Edição: Agência Força Aérea
Publicado: 27/11/2018 15:50

ITASAT acoplado ao foguete Falcon 9.

O nanossatélite ITASAT, desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), será lançado nesta quarta-feira (28). O foguete Falcon 9, veículo lançador, levará a bordo o cubesatélite brasileiro, partindo da Base de Vandenberg, na Califórnia, Estados Unidos.

No Brasil, autoridades e pesquisadores ligados ao projeto acompanharão, em tempo real, o lançamento, previsto para 16h00, horário de Brasília.

O projeto, fomentado pela Agência Espacial Brasileira, foi configurado em 2012 para o padrão CubeSat, um tipo de satélite em miniatura usado para pesquisas espaciais, e, em 2016, foi totalmente integrado para voo, mas devido a falhas ocorridas nos lançadores teve seu lançamento adiado para 2018.

O ITASAT é o primeiro CubeSat 6U desenvolvido pelo ITA e surgiu com a finalidade primária de formação de recursos humanos para o setor aeroespacial. O projeto foi bem-sucedido em todas as etapas de desenvolvimento, sobretudo por formar profissionais que atualmente trabalham em instituições como Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), ITA e indústrias do setor aeroespacial. 

O satélite tem como cargas úteis um transponder de coleta de dados desenvolvido pelo INPE de Natal (INPE/CRN), um receptor GPS desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em parceira com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), uma câmera comercial com resolução de 80m por pixel no espectro visível e um experimento de comunicação com a comunidade de radioamadores. Experimento este que permite o armazenamento e posterior envio de mensagens de radioamadores.

O ITA foi o responsável pelo desenvolvimento da plataforma, bem como pela integração e testes das cargas pagas. O ITASAT é o primeiro satélite brasileiro a levar a bordo o software de controle de atitude totalmente projetado no Brasil. Com o ITASAT, a equipe de desenvolvimento do ITA ganhou maturidade para propor o desenvolvimento de uma plataforma de CubeSat para aplicação em projetos futuros.

Sobre a Missão de Lançamento

O veículo lançador levará 15 microssatélites e 56 cubosats de entidades comerciais e governamentais, dos quais mais de 30 são de organizações internacionais de 18 países, incluindo Estados Unidos, Austrália, Itália, Holanda, Finlândia, Coréia do Sul, Espanha, Suíça, Reino Unido, Alemanha, Jordânia, Cazaquistão, Tailândia, Polônia, Canadá, África do Sul, Brasil e Índia. Entre as cargas a bordo, 23 são de universidades, 19 são satélites de imagens, 23 são demonstrações de tecnologia, duas são exposições de arte e uma é de ensino médio.

TV Brasil - 28/11/2018


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br

Comentário: Bom leitor, ainda não recebi nenhuma notícia sobre o sucesso deste lançamento. Estou no aguardo com grande expectativa. Vamos torcer para um final feliz para esta saga chamada ITASAT-1. Aproveitamos para agradecer ao nosso leitor Jahy Jesus Brito pelo envio deste vídeo.

Comentários

  1. Foi Adiado.
    SpaceX has announced that the SSO-A: Smallsat Express mission, previously scheduled for November 28th, has been postponed due to extreme high-altitude winds at Vandenberg Air Force Base. A new launch date will be announced once coordinated with the range.

    ResponderExcluir
  2. Por motivos meteorológicos o lançamento foi adiado para sábado, dia 01/12

    ResponderExcluir

Postar um comentário