CCISE Participa de Conferência Mundial Sobre Comunicações Via Satélite

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (13/11), no site da Força Aérea Brasileira (FAB) destacando que a Comissão de Coordenação de Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE) participou em Londres (ING) de uma conferência mundial sobre comunicações via satélite.

Duda Falcão

ESPAÇO

CCISE Participa de Conferência Mundial
Sobre Comunicações Via Satélite

A conferência apresentou uma perspectiva atualizada das inovações tecnológicas que poderão compor o Sistema Espacial de Satélites de Comunicação de Órbita

Por Ten. João Elias
Revisão: Capitão Landenberger
Edição: Agência Força Aérea
Fonte: CCISE
Publicado: 13/11/2018 - 11:00


A Comissão de Coordenação de Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE) participou da 20ª Conferência e Exposição “GlobalMilSatCom”, na cidade de Londres, no Reino Unido, no período de 06 a 08 de novembro. O objetivo foi a atualização sobre as novas perspectivas mundiais para a área de comunicações via satélite.

Entre os temas apresentados, destacam-se: a resiliência dos sistemas espaciais; o emprego do conceito de terminais multi-missão, envolvendo conceitos decorrentes, tais como “multi-band”, “multi-waveform”, “multi-orbit” e “multi-network”; a perspectiva de emprego de laser para comunicação entre satélites e estações terrestres; e a interoperabilidade dos sistemas satelitais para utilização comercial e militar, atendendo a evolução dos novos requisitos decorrentes das inovações industriais.

A CCISE foi representada pelos analistas da Divisão de Sistemas Espaciais, Capitão de Fragata Márcio Martins da Silva Costa e Capitão de Corveta Gúbio de Oliveira.

"A participação neste evento foi de extrema importância para os integrantes da comissão, pois concedeu uma perspectiva atualizada a respeito das inovações tecnológicas que irão servir de base para o projeto de um Sistema Espacial de Satélites de Comunicação de Órbita [ATTICORA-1], inserido no portfólio de projetos do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais [PESE, MD-20-S-01]. Também resultou em aquisição de informações potencialmente de interesse aos trabalhos em andamento para a frota de satélites geoestacionários, denominada CALIDRIS", destacou o Capitão de Fragata Márcio Costa.

SERFA 2018

“Caminhos para consolidar o segmento espacial no âmbito da Defesa” foi o tema da 8ª edição do Simpósio de Sensoriamento Remoto de Aplicações em Defesa (SERFA 2018), que ocorreu no Instituto de Estudos Avançados (IEAv), em São José dos Campos (SP), entre os dias 5 e 8 de novembro. No evento, foram discutidos tópicos do PESE relacionados a novas tecnologias espaciais, como as aplicações de micro, nano e pico satélites. Confira aqui.


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Rússia Oferece ao Brasil Assistência no Desenvolvimento de Foguetes