FAB Realiza Segunda Reunião do Comitê Executivo de Atividades Espaciais (CAESP)

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (21/11), no site da Força Aérea Brasileira (FAB), destacando que a FAB realizou a segunda reunião do Comitê Executivo de Atividades Espaciais (CAESP).

Duda Falcão

ESPAÇO

FAB Realiza Segunda Reunião do Comitê
Executivo de Atividades Espaciais (CAESP)

Encontro discutiu aspectos relacionados à tecnologia de acesso ao espaço

Por Ten Cristiane dos Santos
Fonte: Agência Força Aérea
Publicado: 21/11/2018 10:45

Fotos: Wilhan Campos/CECOMSAER

O Comitê Executivo de Atividades Espaciais (CAESP) reuniu, nesta terça-feira (20/11), em Brasília (DF), representantes do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE) e do Subdepartamento Técnico do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (SDT-DCTA). Também participaram, por meio de videoconferência, integrantes do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), em São José dos Campos (SP). A reunião tratou sobre veículos para acesso ao espaço.

Coordenado pelo Vice-Presidente da CCISE, Brigadeiro do Ar José Vagner Vital, o Comitê tomou ciência do panorama atual do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE) e discutiu aspectos relacionados à tecnologia de acesso ao espaço com vistas ao planejamento de ações em veículos lançadores atuais, como o VS-50/VLM-1, além de projetos futuros, como os da família Áquila. Outros assuntos em pauta foram a estrutura de governança dos atuais e dos futuros lançadores, bem como o envolvimento da CCISE nesses projetos, de forma a trazer a visão do cliente dos serviços e questões relacionadas a eventuais e possíveis cooperações internacionais.


“Verificamos, também, a conveniência de apresentar uma proposta ao Comitê de Governança de Atividades Espaciais [CGE] sobre os processos de gerenciamento e linhas gerais a serem observadas no desenvolvimento dos veículos lançadores, baseada nas alternativas avaliadas pelo CAESP e nas capacidades de lançamentos espaciais atuais e desejadas para o Brasil, sob a ótica do PESE”, disse o Brigadeiro Vital.

Participaram da reunião o Chefe da Terceira Subchefia do EMAER, Major-Brigadeiro do Ar Jefson Borges; o Chefe da Sexta Subchefia do EMAER, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida e o diretor do IAE, Brigadeiro Engenheiro Augusto Luiz de Castro Otero; entre outras autoridades.

Esse foi o segundo encontro da CAESP. O primeiro ocorreu em 13 de março deste ano, quando avaliou as alternativas de implantação do Sistema Carponis-1 para submissão ao CGE. 


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br

Comentários

  1. O lançador Àquila será uma versão mais capaz do VLM com sistemas nacionais no lugar dos fornecidos pela DLR?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Rússia Oferece ao Brasil Assistência no Desenvolvimento de Foguetes