FAB Realiza Segunda Reunião do Comitê Executivo de Atividades Espaciais (CAESP)

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (21/11), no site da Força Aérea Brasileira (FAB), destacando que a FAB realizou a segunda reunião do Comitê Executivo de Atividades Espaciais (CAESP).

Duda Falcão

ESPAÇO

FAB Realiza Segunda Reunião do Comitê
Executivo de Atividades Espaciais (CAESP)

Encontro discutiu aspectos relacionados à tecnologia de acesso ao espaço

Por Ten Cristiane dos Santos
Fonte: Agência Força Aérea
Publicado: 21/11/2018 10:45

Fotos: Wilhan Campos/CECOMSAER

O Comitê Executivo de Atividades Espaciais (CAESP) reuniu, nesta terça-feira (20/11), em Brasília (DF), representantes do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE) e do Subdepartamento Técnico do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (SDT-DCTA). Também participaram, por meio de videoconferência, integrantes do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), em São José dos Campos (SP). A reunião tratou sobre veículos para acesso ao espaço.

Coordenado pelo Vice-Presidente da CCISE, Brigadeiro do Ar José Vagner Vital, o Comitê tomou ciência do panorama atual do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE) e discutiu aspectos relacionados à tecnologia de acesso ao espaço com vistas ao planejamento de ações em veículos lançadores atuais, como o VS-50/VLM-1, além de projetos futuros, como os da família Áquila. Outros assuntos em pauta foram a estrutura de governança dos atuais e dos futuros lançadores, bem como o envolvimento da CCISE nesses projetos, de forma a trazer a visão do cliente dos serviços e questões relacionadas a eventuais e possíveis cooperações internacionais.


“Verificamos, também, a conveniência de apresentar uma proposta ao Comitê de Governança de Atividades Espaciais [CGE] sobre os processos de gerenciamento e linhas gerais a serem observadas no desenvolvimento dos veículos lançadores, baseada nas alternativas avaliadas pelo CAESP e nas capacidades de lançamentos espaciais atuais e desejadas para o Brasil, sob a ótica do PESE”, disse o Brigadeiro Vital.

Participaram da reunião o Chefe da Terceira Subchefia do EMAER, Major-Brigadeiro do Ar Jefson Borges; o Chefe da Sexta Subchefia do EMAER, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida e o diretor do IAE, Brigadeiro Engenheiro Augusto Luiz de Castro Otero; entre outras autoridades.

Esse foi o segundo encontro da CAESP. O primeiro ocorreu em 13 de março deste ano, quando avaliou as alternativas de implantação do Sistema Carponis-1 para submissão ao CGE. 


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br

Comentários

  1. O lançador Àquila será uma versão mais capaz do VLM com sistemas nacionais no lugar dos fornecidos pela DLR?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022