Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e AVIBRAS Realizam Importantes Ensaios do Projeto VLM-1
Olá leitor!
Segue abaixo uma nota postada dia (20/11) no site do Instituto
de Aeronáutica e Espaço (IAE), destacando que este instituto em conjunto com a empresa AVIBRAS, realizaram nos dias 15 e 16/11, importantes ensaios do Projeto VLM-1.
Duda Falcão
Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)
e AVIBRAS Realizam Importantes
Ensaios do Projeto VLM-1
Publicado: 20 Novembro 2018
Última atualização em 20 Novembro 2018
Envelope Motor instalado no banco de provas e
equipe IAE,
IFI e Avibras – Antes dos ensaios.
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Nos dias 15 e 16 de novembro, foram realizados com
sucesso os ensaios de aceitação e de ruptura do Envelope Motor do propulsor
S50, primeiro e segundo estágios do Veículo Lançador de Microssatélites
(VLM-1), Projeto de acesso ao espaço previsto no Programa Nacional de
Atividades Espaciais (PNAE).
Esses ensaios, realizados nas instalações da Avibras
Indústria Aeroespacial S/A (empresa contratada para industrializar os
propulsores), compreenderam um marco importante no Projeto, e objetivaram
verificar a estanqueidade e a resistência do Envelope Motor, medindo o
deslocamento longitudinal, o deslocamento radial, os deslocamentos relativos
entre domos e saias, assim como a pressão de ruptura.
Além das equipes de engenharia e de ensaios da Avibras,
testemunharam os ensaios o Diretor do IAE, Brigadeiro Engenheiro Augusto Luiz
de Castro Otero, membros da Comissão Técnica do IAE, responsável pelo
acompanhamento do contrato, e representante do IFI, responsável pela garantia
governamental da qualidade.
DINÂMICA DOS ENSAIOS
No dia 15 de novembro foi realizado o primeiro pré-teste
que pressurizou o Envelope Motor S50 conforme o perfil de pressurização
planejado. No dia 16, pela manhã, o Envelope Motor foi submetido ao teste de
aceitação, como previam os requisitos do projeto, atingindo resultados
superiores aos esperados. Durante todo o ensaio, o comportamento do motor foi
monitorado por sensores para medir a deformação, transdutores de deslocamento e
sensores acústicos, que permitiram a obtenção de importantes dados, algo que não
havia sido realizado anteriormente no Brasil para um Envelope Motor desse
porte.
No período da tarde, o Envelope Motor foi pressurizado
conforme perfil especificado e rompeu em pressão superior à prevista pelo
projeto, garantindo margem de segurança adequada para o sistema, mostrando que
o projeto está otimizado e atende aos requisitos de desempenho e
segurança.
A realização desses ensaios, com resultados em
conformidade com os requisitos do projeto do Envelope Motor S50, marcou um
importante momento na história do Programa Espacial Brasileiro, mostrando que o
projeto VLM-1 está no caminho certo para o sucesso.
Envelope Motor instalado no banco de provas e equipe
IAE,
IFI e Avibras – Após o ensaio de ruptura.
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O próximo marco importante para o Projeto será a
realização do ensaio estrutural, que visa simular as cargas de voo, combinando
tipos de esforços distintos ao longo das interfaces do Envelope Motor S50. Tal
ensaio ocorrerá nas instalações do Laboratório de Ensaios Estruturais no Hangar
X-20 do IAE, ao longo do primeiro trimestre de 2019.
Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)
Comentário: Pois é leitor, não vou aqui deixar
de comemorar esse grande feito de nossos pesquisadores do IAE e da Avibras,
pois no final das contas teremos em breve um motor-foguete solido muito poderoso
e útil, e que será industrializado. Entretanto leitor, como já vimos na matéria
do Estadão publicada esta manhã no Blog (leia o meu comentário que acompanha essa matéria), o VLM-1 já nasce menos
competitivo do que a opção já existente no mercado (o foguete Electron da
Rocket Lab) e as que em breve estarão disponíveis, fora o fato do controle alemão
sob o projeto que é um tremendo erro estratégico para o Brasil. O caminho é
outro e tomara leitor, tomara mesmo que, com a chegada do Coronel Marcos Pontes
ao Ministério de C&T do Governo Jair Bolsonaro, o mesmo possa lutar contra o egocentrismo existente e inserir na
cabeça dessa gente mais juízo, visão estratégica e comercial. Saravá meu pai. Note leitor no centro das duas fotos de camisa branca a paisana, a presença do Cel. Avandelino Santana Junior (grande especialista brasileiro em motores-foguetes sólidos e líquidos) que creio eu tenha pedido baixa da FAB e atualmente esteja trabalhando na Avibras. Aproveito para agradecer a
nossa leitora Mariana Amorim Fraga pelo envio ao Blog desta nota.
É de extrema importância que o nosso país domine essa tecnologia e possa construir comercialmente esses veículos lançadores. Tenho certeza que futuros contratos do Brasil com outros países subirão de nível pois se comprarmos foguetes será por opção e não por desconhecimento. Por quatro anos labutando no CLA por vezes deslocava a plataforma de abrigo da TMI apenas para sonhar por um momento esse grande passo que o nosso país poderá um dia alcançar. Brasil acima de tudo, Deus acima de todos.
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