Começa no Centro de Lançamento de Alcântara no Maranhão a Operação MUTITI
Olá leitor!
Segue abaixo uma nota postada ontem (22/11) no site da Agência
Espacial Brasileira (AEB) destacando que, como já havíamos anunciado, já começou
no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, a "Operação MUTITI".
Duda Falcão
Começa no Centro de Lançamento de
Alcântara no Maranhão a
Operação MUTITI
Publicado em: 22/11/2018 19h03
Última modificação: 23/11/2018 10h53
O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial
(DCTA) deu início na última segunda-feira (19.11), no Centro de Lançamento
de Alcântara (CLA/MA), a Operação MUTITI, que tem o objetivo de lançar e
rastrear o Veículo de Sondagem VS-30 V14, com a carga útil PSR-01. O lançamento
dá continuidade ao Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE), coordenado
pela Agência Espacial Brasileira (AEB), sendo conduzido pelo Instituto de
Aeronáutica e Espaço (IAE), do DCTA.
Além de lançar e rastrear o VS-30, a Operação MUTITI visa
apoiar projetos de diferentes organizações de ensino, pesquisa e
desenvolvimento na realização de experimentos científicos e tecnológicos, em
voos suborbitais. Ela favorece também a manutenção da operacionalidade, tanto
do Centro de Alcântara como do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno
(CLBI/RN), proporcionando treinamento às diversas equipes envolvidas, e o teste
dos diferentes sistemas para operações futuras. Quanto ao CLBI, este será
utilizado como estação remota, tanto para o rastreio do veículo como para a
coleta e transmissão de dados da carga útil PSR- 01.
A Operação MUTITI prevê, ainda no seu decorrer, o
lançamento de um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), dotado de uma
carga útil tecnológica. Este tem a finalidade complementar de treinamento
operacional, verificação e aprovação de todos os meios de lançamento e de
rastreio, anteriormente ao lançamento do VS-30, o qual se mostra como o décimo
quarto da série, fabricado para ser testado em voo. O VS-30 já foi lançado
treze vezes, todas com sucesso, tendo sido as duas primeiras no CLA, e a última
em Esrange, na Suécia, em 2016.
A carga útil, denominada PRS-01, contará com cinco
experimentos brasileiros, complexos e multidisciplinares, sendo dois do
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), um do Instituto de Estudos
Avançados (IEAv) e dois do IAE.
“O lançamento do VS-30 V14, a partir do CLA, se mostra de grande importância
não só para o desenvolvimento das atividades científicas e tecnológicas do país
por contar com diferentes experimentos embarcados na carga-útil PRS-01, mas ainda
por demonstrar a plena capacidade e potencialidade do Centro de Lançamento de
Alcântara para suportar e sediar operações complexas e que requeiram
infraestrutura diferenciada de acesso ao espaço”, explica o coronel aviador
Lester de Abreu Faria, coordenador-geral da Operação MUTITI.
“A Operação MUTITI é a quinta operação realizada no ano
de 2018 no CLA. Todos os meios operacionais foram testados e preparados para,
mais uma vez, realizarmos com total segurança e sucesso o lançamento e rastreio
do veiculo VS-30 V14”, afirma o coronel engenheiro Luciano Valentim Rechiutti,
diretor do CLA.
Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)
Comentário: Apesar de ser um voo suborbital, quando eu
vejo uma plataforma como essa da foto acima, fico fascinado o quanto de horas
de desenvolvimento se exigiu para chegar a este charuto vermelho. Anos atrás leitor,
em visita ao IAE, tive a oportunidade de ver de perto uma plataforma como esta,
na verdade uma plataforma de origem alemã tendo em seu interior experimentos
brasileiros a serem levados ao espaço por um foguete VSB-30, e apesar de sair de
lá fascinado com o que vi, fiquei um pouco frustrado quando soube que ainda não
tínhamos uma plataforma semelhante nacional. Pouco tempo depois, o IAE fechou um
contrato com a Orbital Engenharia visando o desenvolvimento do projeto
denominado “Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM)”, e eu aqui desconfio que essa tal “PSR- 01” seja
na verdade a PSM em seu voo de qualificação, o que acaba com a nossa dependência
alemã, pelo menos para este tipo de equipamento que poucos países do mundo dispõem. Tomara eu não está errado. Avante Operação Muititi.
A Legado Usinagem tem orgulho em produzir os envelope motor S30 e S31 do projeto VSB-30. Empresa brasileira tem sim condições de competir, precisamos de incentivo para P&D.
ResponderExcluirComo fala o cara do canal space today isso aí é uma vergonha para o país. Qualquer zé mané no fundo quintal nos EUA lança algo melhor que isso mais alto e com muitos experimentos.Isso tem que ser investigado para saber o valor pago para fazer esse circo todo e não ter nem um video decente mostrando o lançamento.
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