Programa CsF é Bem-Intencionado Mas "Pirotécnico"

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada dia (23/04) no site do jornal “Folha de São Paulo” destacando que segundo o Senador Cristóvão Buarque (PDT-DF), o "Programa Ciência sem Fronteiras" é bem-intencionado mas é “pirotécnico”.

Duda Falcão

CIÊNCIA

Programa de Bolsas é Bem-Intencionado
Mas "Pirotécnico", Diz Ex-Ministro

TAI NALON
DE BRASÍLIA
23/04/2013 – 12h20

O ex-ministro da Educação Cristóvam Buarque (PDT-DF) disse nesta terça-feira que o programa Ciência sem Fronteiras é "bem-intencionado", mas peca em ser "pirotécnico".

O Ministério da Educação passou a computar entre os alunos do Ciência sem Fronteiras, programa de estudo no exterior, os bolsistas regulares da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão de incentivo à pesquisa.


A maquiagem ocorre há pelo menos um mês e meio, mas, na sexta-feira passada, a Capes informou aos bolsistas de seus programas regulares que eles seriam oficialmente migrados para o Ciência sem Fronteiras se fossem "elegíveis", isto é, se estivessem dentro dos critérios de seleção do programa.

No comunicado, a Capes diz que a migração é para "fins operacionais", "com o objetivo de oferecer isonomia no tratamento dispensado aos seus beneficiários". Alguns dos estudantes ouvidos relataram, no entanto, ter questionado a Capes por e-mail. Eles receberam como resposta que a manobra é "para dar estatística" e cumprir "metas do governo federal".

"As metas são irrealistas. Se não estamos conseguindo mandar um número maior de alunos para fora, estamos perdendo a chance de reduzir a meta dos que saem e aumentar os que vêm para cá", disse Cristóvam. "O programa é melhor do que nada. Mas deveria-se pensar que trazer cientistas para o Brasil seria mais eficiente."

A Folha entrou em contato com o MEC e com a Capes na manhã desta terça-feira e questionou por que o governo decidiu migrar os bolsistas regulares no exterior para o Ciência sem Fronteiras. Também perguntou se o governo tem tido dificuldades para cumprir metas estipuladas pelo programa e por que os alunos só foram informados depois de terem sido computados como bolsistas do programa.

Até a última atualização desta reportagem, porém, ainda não havia obtido respostas a seus questionamentos.


Fonte: Site do Jornal Folha de São Paulo - 23/04/2013

Comentário: Sendo um dos poucos políticos sérios nesse país, além de um grande educador, o Senador Cristóvão Buarque conhece do assunto por ter exercido durante muitos anos a profissão de professor universitário, chegando a ser reitor da Universidade de Brasília (UnB). Um bom nome para presidente do Brasil, apesar de eu achar que devido à máquina política existente, muito pouco ele poderia fazer para mudar essa situação. O Brasil só se tornará uma grande nação quando a sociedade compreender que precisa fazer uma profunda revolução cultural de seus costumes e atitudes. Não se constrói uma nação do jeito que as coisas estão sendo conduzidas no próprio seio de nossa sociedade, e isso reflete evidentemente na classe política do país, onde ano a ano surgem novos políticos com a única intenção de se dar bem, espelho de uma sociedade composta por tribos onde a lei que impera é a lei do mais esperto, mas conhecida como Lei de Gerson, ou seja, “Levar Vantagem em Tudo, Certo?”. Uma pena, pois com o potencial que esse país tem é um tremendo de um desperdício, para não dizer coisa pior.

Comentários

  1. Concordo com o Duda. Este Sr. Cristóvão Buarque é um dos melhores que anda por ai.

    Gostei também, da definição dele, e até completaria. Para esse "governo", programa espacial, e outros ligados a ele, como esse "bolsa família sem fronteiras", é "pirotecnia populista".

    Att.

    ResponderExcluir

Postar um comentário