INPE Sedia em Maio Reunião Internacional do CEOS

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (02/05) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o instituto vai sediar de 06 a 10/06 uma reunião internacional sobre “Sistemas para Análise e Gerenciamento de Informações Espaciais”.

Duda Falcão

INPE Sedia Reunião Internacional
Sobre Sistemas Para Análise e
Gerenciamento de Informações Espaciais

Quinta-feira, 02 de Maio de 2013

De 6 a 10 de maio, especialistas de vários países se reúnem no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), para a reunião de um dos três grupos de trabalho que fazem parte do  Comitê de Satélites de Observação da Terra  (CEOS, na sigla em inglês).

Estabelecido em 1984, o  CEOS é responsável pela coordenação global de programas espaciais civis e pelo intercâmbio de dados de satélites de observação da Terra em benefício da sociedade. Seus 52 membros são compostos por agências espaciais, instituições e organismos internacionais do setor.

O INPE mantém posição de destaque no CEOS pelo seu pioneirismo na utilização de satélites para observação da Terra e no desenvolvimento de sistemas de código livre para interpretação e uso acessível dos dados. Ao longo dos anos, seus especialistas têm criado softwares livres para processamento de imagens de sensoriamento remoto e sistemas de informação geográfica que fizeram dos dados espaciais uma ferramenta imprescindível para monitorar o meio ambiente.

“No evento de 6 a 10 de maio, o INPE será a sede da reunião anual do WGISS - Grupo de Trabalho em Sistemas de Informação e Serviços. Esse grupo de trabalho promove a colaboração entre as organizações do CEOS no desenvolvimento de sistemas e serviços para a gerência e distribuição de dados de observação da Terra aos usuários ao redor do mundo. Através do uso de tecnologias como serviços web, da adoção de padrões internacionais e da criação de portais especializados, os especialistas do WGISS estudam e propõem soluções para problemas comuns entre as agências do CEOS, mas respeitando as diferenças entre elas”, explica Lubia Vinhas, pesquisadora do INPE e membro do WGISS.

Durante a reunião, os especialistas irão apresentar os resultados e protótipos derivados das ações em curso, além de revisar os planos para o futuro do WGISS e suas interações com os outros grupos do CEOS.

Mais informações sobre o CEOS no site www.ceos.org. A agenda da reunião do WGISS está disponível na página www.dpi.inpe.br/wgiss35


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários