CONASAT NEWS - Fifth Edition

Olá leitor!

Dando sequência com as notícias relacionadas à série sobre o Projeto CONASAT (Constelação de Nano Satélites Ambientais), em desenvolvimento pelo Centro Regional do Nordeste do INPE, conjuntamente com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), trago agora para você leitor a quinta edição do "CONASAT NEWS", esta relacionada com as atividades do projeto realizadas no mês de abril de 2013, segundo o que consta no “Diário de Bordo” do mesmo.

Duda Falcão

Diário de Bordo: Abril de 2013

Atividades

A equipe de desenvolvimento do CONASAT vem trabalhando no sentido de cumprir o cronograma previsto e fechar a documentação para a Revisão SRR no prazo de 90 dias, um mês antes da realização da revisão, em agosto do corrente ano. Alguns documentos já foram concluídos em mais de 85%, e toda a documentação já foi 49% realizada.

O objetivo desta Revisão é liberar as especificações técnicas do sistema e os aspectos tecnológicos, bem como justificar os requisitos. Posteriormente tais especificações são consolidadas na Revisão PDR, onde teremos a consolidação dos aspectos tecnológicos, especificações técnicas, conceitos operacionais e arquitetura funcional, lista de tecnologia selecionada, avaliação das tecnologias críticas e caracterização dos cenários operacionais.

Para tanto, estão sendo desenvolvidas atividades como:

* Estudo, simulação e construção de antena planar;
* Caracterização dos links de comunicação;
* Estudos de telemetrias e telecomandos;
* Estudos do sistema de potência;
* Caracterização e requisitos técnicos para o computador de bordo – máquina de estado;
* Simulações no software STK, etc.

Reuniões Técnicas

No dia 19/04/2013 recebemos no INPE/CRN a visita dos pesquisadores Lídia Shibuya e Marcelo Petry do LSitec/ITASAT e entre os dias 22/04/2013 e 26/04/2013, do professor Otávio Durão, do INPE/SJC e do engenheiro Johan Erasmus, da ISIS. Nestas ocasiões foram realizadas reuniões com a equipe no sentido de abrir discussões, trocar ideias e experiências no desenvolvimento de nano satélites. Vários questionamentos foram levantados durante as discussões, contribuindo assim para o amadurecimento do projeto.

Bolsistas/Estagiários

Relatório de Bolsa PCI – Elaboração de relatório do período informando atividades desenvolvidas, produtividade, resumo do projeto e resultados obtidos em função do plano de trabalho proposto e conclusões gerais.

Participação em Congressos

SBSR 2013

Entre os dias 13 e 18/04/13 alguns componentes da equipe CONASAT estiveram em Foz do Iguaçu para apresentação do trabalho “CONASAT - Constelação de Nano Satélites para Coleta de Dados Ambientais”, XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. O trabalho pode ser acessado nos ANAIS do evento (online) através do endereço: http://www.dsr.inpe.br/sbsr2013/files/p1415.pdf


III Fórum de Pesquisa e Inovação do CLBI

A equipe trabalha na produção de trabalhos para submissão ao Fórum de Pesquisa e Inovação do CLBI que acontecerá entre os dias 25 e 27 de junho de 2013.


Fonte: Site do Centro Regional do Nordeste do INPE

Comentários