CLA Promove Tour Para a Comunidade de Alcântara

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (02/05) no site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) destacando que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) proveu dia 26/04 'tour' para comunidade.

Duda Falcão

Centro de Lançamento de Alcântara
Promove Tour Para a Comunidade

CLA
02/05/2013

Nesta sexta-feira (26/4), o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) promoveu um tour pelas instalações da unidade da Força Aérea situada no Maranhão. A atividade integrou a programação final da Reunião Especial da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em Alcântara, realizada entre os dias 22 a 26 de abril de 2013. O tour foi realizado ao longo de todo o dia e participaram moradores, estudantes e turistas que puderam conhecer um pouco mais a respeito das atividades relacionadas com a Força Aérea Brasileira e o Programa Espacial Brasileiro.

O tour foi realizado com uma visitação pelo Setor de Preparação e Lançamento (SPL), onde os participantes puderam conhecer no Prédio de Preparação de Propulsores (PPP) o Foguete de Treinamento Intermediário (FTI). O veículo concebido como parte do Projeto FOGTREIN, ou Foguete de Treinamento é lançado anualmente tanto em Alcântara quanto no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), situado em Parnamirim – RN, com objetivo de capacitar pessoal e testar os meios associados às operações de lançamento. Ainda no SPL, os visitantes conheceram a nova Torre Móvel de Integração (TMI), plataforma móvel de lançamento do Veículo Lançador de Satélite (VLS-1). O tour foi encerrado pela Casamata, instalação situada próxima à área de lançamento e que abriga engenheiros e técnicos de diferentes setores durante as operações. O local funciona como um centro controle avançado das atividades envolvendo a preparação, o lançamento e o rastreio de veículos aeroespaciais.



Fonte: Site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)

Comentários