A Origem e Evolução dos Buracos Negros - Palestra

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (03/05) no site da “Agência FAPESP”, informando que o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, polo Ribeirão Preto (IEA-RP), realizará a palestra “A Origem e Evolução dos Buracos Negros”, dia 17/05, com o Prof. João Evangelista Steiner, do IAG-USP.

Duda Falcão

Agenda

A Origem e Evolução dos Buracos Negros

03/05/2013

Agência FAPESP – O Instituto de Estudos Avançados da universidade de São Paulo, polo Ribeirão Preto (IEA-RP), realizará a palestra “A origem e evolução dos buracos negros”, dia 17 de maio, às 14h30, no Salão de Eventos do Centro de Informática.

O palestrante será o professor João Evangelista Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (IAG-USP), que realizará uma revisão histórica e conceitual sobre a ideia de buraco negro, bem com sobre as evidências da existência desses objetos celestes no Universo.

Os buracos negros têm enormes quantidades de massa comprimidas em um espaço reduzido, gerando assim um campo gravitacional capaz de atrair até a luz. A maioria deles se forma a partir dos restos de uma grande estrela quando morre, sendo que buracos negros ainda maiores podem surgir de colisões estelares.

Steiner falará sobre a ideia de que os buracos negros tiveram e continuam tendo importante papel na formação e evolução das galáxias. A palestra também contemplará resultados recentes sobre a descoberta de sistemas duplos e triplos de buracos negros no centro de determinadas galáxias.

O endereço do evento é avenida Bandeirantes nº 3900.

A palestra será transmitida pela internet em: www.iea.rp.usp.br.



Fonte: Site da Agência FAPESP 

Comentários