Brasil Conquista 5 Medalhas em Olimpíada de Astronomia

Olá leitor!

Segue uma nota postada hoje (07/08) no seu site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) destacando que o Brasil conquistou cinco medalhas em Olimpíada de Astronomia e Astrofísica na Grécia.

Duda Falcão

Brasil Leva Cinco Medalhas em
Olimpíada de Astronomia e Astrofísica

Ascom da OBA
07/08/2013 - 12:57

A equipe brasileira obteve este ano o melhor desempenho na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, na sigla em inglês), conquistando duas medalhas de prata e três de bronze. A competição terminou no último domingo (4), na cidade de Vólos (Grécia). A edição 2014 será realizada em agosto, em Suceava (Romênia).

Os medalhistas de prata foram Daniel Mitsutani e Luís Fernando Valle, ambos de São Paulo.  Os bronzes ficaram com Fábio Kenji Arai e Allan dos Santos Costa, de São Paulo, e Larissa Fernandes de Aquino, de Pernambuco. Os líderes foram os professores Eugênio Reis, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI) e Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Para Fábio, Larissa e Luís Fernando, torneios de conhecimento no exterior não são novidades. No ano passado, na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), na Colômbia, a pernambucana e o paulista foram prata, enquanto Arai levou a menção honrosa na última IOAA, ocorrida no Brasil.

Segundo o coordenador nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), o professor João Canalle, o resultado vem da soma dos esforços dos alunos e dos professores que contribuem para oferecer treinamento e incentivo aos jovens.

“As medalhas também mostram nossa evolução em eventos de conhecimento no exterior e a necessidade de mais investimentos na educação para que o país possa se destacar cada vez mais no campo científico”.

Preparação

Antes de viajarem para a Grécia, os estudantes tiveram dois treinamentos intensivos com professores e astrônomos na cidade de Passa Quatro (MG). O programa foi dividido em grupos de estudos, oficinas de atividades e observação do céu noturno, com instrumentos e de maneira panorâmica, a olho nu. As aulas foram ministradas por Canalle; Gustavo Rojas, da UFSCar; Eugênio Reis, do MAST; e Julio Klafke, da Universidade Paulista (UNIPE).

A equipe aprendeu a fazer análises de dados astronômicos e lidou com ferramentas estatísticas, como, média, desvio padrão, média ponderada e propagação de erros, além de trigonometria esférica.

Os jovens tiveram à disposição um planetário móvel cedido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O objetivo era se familiarizar com as constelações do Hemisfério Norte, por meio de projeção. Também aprenderam a montar e a manusear um telescópio equatorial do mesmo modelo que teriam que lidar na Grécia e fizeram simulados das provas, incluindo as das competições passadas e tiveram lições de ciências espaciais. Antes de viajar, o grupo ainda conheceu o planetário de Santo André (SP), onde aprendeu sobre as constelações que podem ser vistas no céu da Grécia.

Organização

A IOAA é reconhecida pela União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês). A organização exige que cada país se comprometa a sediar uma edição da olimpíada, arcando com todas as despesas relativas ao evento, podendo receber apoio de diferentes setores da sociedade. A OBA é organizada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Para saber mais sobre a OBA acesse: http://www.oba.org.br


Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) 

Comentários