Bolsas no Centro Internacional de Astrofísica Relativística

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (08/08) no site da “Agência FAPESP”, destacando que estão abertas as inscrições para bolsas no Centro Internacional de Astrofísica Relativística.

Duda Falcão

Notícias

Abertas Inscrições Para Bolsas no Centro
Internacional de Astrofísica Relativística

08/08/2013

Parceria inclui programas para
doutorandos, pesquisadores
visitantes e pós-doutorandos.
Agência FAPESP – O Centro Internacional de Astrofísica Relativística (ICRANet, na sigla em inglês) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) oferecem oportunidades de bolsas de estudos em programas que contemplam doutorandos, pesquisadores visitantes e pós-doutorandos.

O programa de doutorado pleno oferece cinco bolsas de estudos a brasileiros. As inscrições podem ser feitas até dia 20 de agosto e a bolsa tem início em setembro. Com duração de até três anos, o título será concedido pelas instituições acadêmicas participantes.

Ainda há a opção de bolsas de doutorado sanduíche pelo programa Erasmus Mundus – cujas inscrições terminam em fevereiro – e a chamada do programa IRAP PhD (International Relativistic Astrophysics), com inscrições até 30 de setembro.

Com inscrições abertas durante todo o ano, o programa de pesquisador visitante brasileira para centros ICRANet na Europa é direcionado a pesquisadores que realizaram contribuições fundamentais, reconhecidas internacionalmente, no campo da astrofísica relativística e da cosmologia. A cada ano, são abertas cinco vagas, com duração de 12 meses.

Já o programa de pós-doutorado oferece quatro vagas de dois anos em Centros ICRANet na Europa e na Ásia, e cinco vagas de dois anos em universidades brasileiras e centros de pesquisa com acordos de colaboração assinados com ICRANet. O prazo de inscrição é 1º de setembro.

A parceria Capes/ICRANet tem como objetivo promover o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, assim como o intercâmbio de estudantes, pesquisadores, cientistas e acadêmicos.



Fonte: Site da Agência FAPESP 

Comentários