AEB Lança Campanha "Prepare-se Para o Espaço com o CsF"

Olá leitor!

A Agência Espacial Brasileira (AEB) acaba de lançar uma campanha intitulada “Prepare-se Para o Espaço com apoio do Ciência sem Fronteiras”. Veja abaixo algumas informações sobre a mesma.

Duda Falcão

Prepare-se para o Espaço
com apoio do Ciência sem Fronteiras

O Brasil precisa de especialistas em questões espaciais, sobretudo para áreas de engenharia, pesquisa e indústria. O Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE 2012-2021) exige pessoal qualificado para atender às necessidades do país em tecnologias espaciais críticas, absorção tecnológica nas áreas de satélites e lançadores, demandas presentes e futuras da Estratégia Nacional de Defesa, bem como da Agenda Tecnológica Setorial do Plano Brasil Maior. As oportunidades são excelentes e urgentes.

A Agência Espacial Brasileira (AEB) e o CNPq estão unidos para enfrentar a falta de mão de obra especializada para o desenvolvimento de nossas atividades espaciais, em pleno avanço.

Tal esforço concentrado busca complementar e ampliar a formação de gente competente em conhecimentos científicos e tecnológicos espaciais, com base em cursos e treinamentos em renomadas universidades, instituições de pesquisa e empresas do exterior, líderes na área espacial.

Para melhor alcançar esses objetivos, a AEB se associa às principais agências espaciais do mundo. Em 2013 e 2014, o CNPq vai conceder 300 bolsas de estudo nas diversas modalidades, com ênfase nos níveis mais altos de qualificação. Dessas bolsas, há um número considerável destinado a trazer reconhecidos especialistas estrangeiros para atuarem no Brasil.

Temos também um pacote de bolsas para apoiar o treinamento e aperfeiçoamento no exterior de especialistas já atuantes na indústria espacial brasileira.

O objetivo é fomentar e consolidar, a curto prazo, a qualificação de brasileiros, para dar um grande salto no avanço da inovação no núcleo estratégico das tecnologias espaciais.

Conheça os países e suas agências espaciais que estão conosco neste mutirão: ASI/Itália, CNES/França, CSA/Canadá, DLR/Alemanha, JAXA/Japão, NASA/EUA, ROSCOMOS/Rússia e NSAU/Ucrânia.

Saiba mais visitando o site da campanha clicando aqui


Fonte: Com informações do site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: A iniciativa é realmente muito boa, mas eu volto a perguntar, para que isso? Para atender um Programa Espacial em processo de sucateamento, para atender as empresas estrangeiras que estão tomando conta do mercado devido a irresponsabilidade, omissão e as vezes colaboração do próprio governo, ou para atender as agências espaciais de outros países? Mas enfim, tá ai a notícia.

Comentários