O Brasil Sediará a Reunião dos Chefes das Agências Espaciais do BRICS em Brasília

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Arte de divulgação AEB

O portal da Piada Espacial Brasileira (AEB) informou no dia de ontem (25/04), que, nos dias 28 e 29 de abril de 2025, será realizada, em Brasília, a "Reunião dos Chefes das Agências Espaciais do BRICS". Sob a presidência da AEB, o encontro tem como objetivo fortalecer a cooperação técnico-científica entre os países membros e avançar em discussões estratégicas sobre o uso pacífico do espaço.
 
Entre os principais tópicos da programação, destacam-se as sessões de trabalho voltadas à formulação de propostas conjuntas para a COP30, com ênfase na implementação do Acordo de Cooperação para a Constelação de Satélites de Sensoriamento Remoto. Esse acordo conta, atualmente, com a participação de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
 
As discussões também envolverão temas centrais como a redução de desigualdades tecnológicas e operacionais entre as agências espaciais do grupo, além de iniciativas voltadas à promoção da ciência e educação nos países membros.
 
Outro ponto de destaque será a pauta sobre a institucionalização do grupo, incluindo a análise da viabilidade de criação de um BRICS Space Council – proposta alinhada à prioridade da presidência brasileira de reforçar a coesão e a eficiência do bloco. Durante o encontro, estão previstas reuniões bilaterais entre as delegações presentes.
 
Informações do evento:
 
Local: SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados
SGAN 601, Módulos E, G e V – Asa Norte, Brasília
Data: 28 e 29 de abril de 2025
 
A nota informou também que, o presidente deste órgão vergonhoso, Marco Antonio Chamon (Mister MoU), estará disponível para entrevistas com a imprensa credenciada, abordando os aspectos técnicos discutidos durante a reunião.
 
Data e horário da coletiva: 29 de abril, das 12h45 às 13h45
 
Link para credenciamento da imprensa: https://brics.br/accreditation/media
 
Sobre o BRICS
 
Atualmente, o BRICS é composto por onze membros permanentes: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã. O grupo foi criado com o propósito de promover a cooperação econômica, política e social entre essas nações, que juntas representam uma parcela significativa da economia global e da população mundial.
 
Mais informações: https://brics.br/pt-br

Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários